Família de São Carlos mobiliza a comunidade local para a doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea para a menina Júlia Botta, de 7 anos.
A “menina colorida”, como é carinhosamente chamada pela família, está internada em São Paulo para tratamento de leucemia mieloide aguda.
Qualquer pessoa pode ser um “herói” na vida de Júlia, seja se cadastrando como doador de medula para eventual transplante ou doando sangue e plaquetas para a menina.
Cadastro de doadores de medula
O cadastro como doador medular pode ser feito em qualquer lugar do Brasil. Na região, a Fundação Hemocentro, de Ribeirão Preto, recebe interessados sem necessidade de agendamento.
São coletados apenas 5 ml de sangue para análise de compatibilidade e inclusão no cadastro Redome. O candidato deve ter entre 18 e 35 anos, pesar mais de 50kg e ter bom estado geral de saúde.
Doação de sangue
Júlia precisa urgentemente de sangue para o seu tratamento. Ela é A+, mas os estoques de todos os sangues são bem-vindos, pois os estoques estão baixos.
Para doar, é necessário se deslocar até São Paulo, no hospital Beneficência Portuguesa, que fica na capital paulista. É importante apresentar o nome de Júlia Botta Riane Brondino na hora do cadastro.
O Banco de Sangue do hospital funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h; aos sábados e feriados, das 7h às 14h.
Veja aqui quem pode doar, segundo a Fundação Pró-Sangue.
Doação de plaquetas
Para o tratamento, são necessárias plaquetas – elementos vitais para evitar sangramentos em pacientes com leucemia.
O processo é parecido com a doação de sangue, só que leva um pouco mais de tempo, cerca de 90 minutos.
A doação é no próprio Beneficência Portuguesa. O doador precisa ter entre 18 e 69 anos, mais de 60 kg, ter veias calibrosas.
Mulheres que já engravidaram não podem doar. O uso de AAS ou anti-inflamatórios nos últimos três dias também são impeditivos.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.