- Publicidade -
CotidianoFamílias perdem tudo após lama invadir casas em Ribeirão Bonito; saiba como ajudar

Famílias perdem tudo após lama invadir casas em Ribeirão Bonito; saiba como ajudar

“Ficamos em pânico”, disse um trabalhador que conseguiu sair da residência com sua família

- Publicidade -

A chuva de 50 milímetros que atingiu a cidade de Ribeirão Bonito na quinta-feira (23) trouxe estragos incontáveis para algumas famílias do bairro Malvinas. Em duas das três casas que foram invadidas por lama de um deslizamento, os familiares perderam tudo o que tinham.

O colhedor de laranja Rodrigo Matos Costa foi uma das famílias afetadas. Ele chegou mais cedo do trabalho e estava na sala com seus dois filhos e a esposa, quando começou a chuva forte e logo veio o estrondo.

- Publicidade -

“Eu e minha família passamos por um estado de pânico aqui. Ficamos aqui em casa, e daqui a pouco ouvimos um baque na porta. Assustado, na hora que eu fui abrir, muita água e lama. Só deu tempo de pegar meu filho, a mulher e a menina e a gente saiu”.

Rodrigo Matos Costa, colhedor de laranja
Colhedor de laranja Rodrigo Matos Costa perdeu tudo (Foto: Nilson Porcel/EPTV)

Ele perdeu tudo o que tinha dentro da casa, que foi completamente tomada por lama, mas agradeceu por não ter acontecido o pior. “Eu perdi tudo, mas sei que Deus é bom e bens materiais a gente consegue, mas o importante é que está todo mundo bem”, completou.

Outra família que vivenciou essa situação foi a do trabalhador rural David Calixto, que comentou sobre a rapidez com que a água e a lama tomaram sua casa. Segundo ele, o lamaçal chegava a 1 metro de altura.  

“Quando a gente se deu conta já estava tudo alagado, cheio de terra, tomado por tudo. Chuva, lama, ficamos até meia-noite fazendo esse trabalho de limpeza. Quando a gente abriu o portão não tinha mais para onde correr, somente pedir a Deus para diminuir um pouco da chuva”.

David Calixto, trabalhador rural

O que causou tudo isso?

Segundo a prefeitura, a lama veio da construção de um loteamento na região, e as empresas responsáveis foram notificadas na manhã desta sexta-feira (24). No documento, a administração pede que sejam tomadas as medidas necessárias para minimizar os prejuízos e evitar problemas futuros.

De acordo com a Defesa Civil, choveu cerca de 50 milímetros em menos de uma hora. Após os estragos, equipes do órgão, com a ajuda de vizinhos das vítimas, trabalharam na limpeza e retirada da terra que invadiu as casas. As estruturas não correm risco.

A administração também informou que está dando assistência necessária e abrigo para as famílias que foram afetadas e que o setor social está buscando ajuda junto ao Ministério Público.

- Publicidade -

Quem quiser colaborar com doações pode buscar o poder público pelo telefone (16) 3344-1122.

*Com informações da EPTV Central.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -