As unidades da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Sesi-SP iniciam nesta terça-feira (23) a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis em todo o estado. Ao todo, seis cidades da região participam da medida.
De acordo com o presidente da Fiesp e do Sesi, Paulo Skaf, neste momento de pandemia da Covid-19, uma das grandes preocupações é com a falta de alimentos na mesa de muitas famílias.
“Por esse motivo, a Fiesp e o Sesi-SP iniciam campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para distribuição às famílias com maior vulnerabilidade social em todo o estado de São Paulo, sem uma data limite prevista para encerramento”, afirma Skaf.
Segundo Skaf, as unidades seguem impossibilitadas de utilizar as cozinhas das escolas como no ano passado, e por conta disso o Sesi-SP será o ponto de recepção de alimentos nas cidades onde não houver restrições mais rígidas de deslocamento. (Veja endereços e cidades abaixo)
A distribuição dos itens para a população ficará por conta das ONGs que foram parceiras do Sesi-SP no ano passado, quando foram distribuídas mais de 9 milhões de refeições preparadas pela entidade em todo o estado – diariamente foram produzidas 230 mil refeições por dia nas 110 cozinhas industriais das escolas do Sesi-SP. No inverno, essas ONGs também foram parceiras no repasse de 100 mil cobertores.
As coletas funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão aceitos alimentos não perecíveis como arroz, feijão, macarrão, molho de tomate em conserva, farinha, açúcar, sal, milho, café, fubá, leite em pó e óleo.
Cilindros de Oxigênio
Outra situação urgente e que também está sendo acompanhada de perto pelas entidades é a escassez de cilindros que acondicionam oxigênio.
Para tentar ajudar, as entidades estão fazendo uma verificação em todo estado para identificar empresas que possam ceder cilindros imediatamente. O Senai-SP também voltou a consertar, gratuitamente, respiradores de hospitais públicos. No ano passado, foram reparados e entregues em pleno funcionamento 205 aparelhos para 62 cidades.
“Nosso objetivo é fazer uma rede de recuperação de respiradores, que é um dos equipamentos essenciais no tratamento dos casos mais graves da Covid-19. É uma contribuição da indústria de São Paulo nesta guerra contra o novo Coronavírus”, afirma Skaf.
Unidades do Sesi-SP que participam da campanha:
Em São Carlos:
Escola SESI-SP de São Carlos – Vila Izabel (CE 407)
Av. Cel José Augusto de Oliveira Salles, nº 1325 – Vila Izabel – São Carlos
Escola SESI-SP de São Carlos – Vila Prado (CE 106)
Rua Ananias Evangelista de Tolêdo, 659 – Vila Prado – São Carlos
Escola SESI-SP de São Carlos Jardim Itamarati (CE 108)
Rua Mauro Tomase, 455 – Jardim Itamarati – São Carlos
Em Descalvado:
Escola SESI-SP de Descalvado (CE 205) – Descalvado
Rua Manoel Ferreira Gaio, 1452 – Novo Jardim Belém – Descalvado
Em Porto Ferreira:
Escola SESI-SP de Porto Ferreira (CE 334) – Porto Ferreira
Rua Antônio Tomás Pereira, 700 – Parque Residencial José Gomes – Porto Ferreira
Em Araras:
Escola SESI-SP de Araras (CE 303)*
Avenida Melvin Jones, 2600 – Heitor Villa Lobos – Araras (Entregas no portão 5)
Em Pirassununga:
Escola SESI-SP de Pirassununga (CE 390) – Pirassununga
Avenida Tenente Olympio Guiguer, 2455 – Vila Guilhermina – Pirassununga
Em Rio Claro:
Escola SESI-SP de Rio Claro (CE 083)*
Avenida M-29, nº 441 – Jardim Floridiana – Rio Claro