A Catedral de São Carlos vai receber neste domingo (17) relíquias da Cruz onde supostamente Cristo foi crucificado. A cerimônia solene está marcada para 17h.
As relíquias são evidências para os católicos da passagem de Jesus pela Terra. São compostas por um pedaço da madeira da cruz em que Jesus foi crucificado, bem como fragmentos da Coroa de Espinhos e da Sagrada Esponja.
VEJA TAMBÉM
São Carlos recebe encontro de ferromodelismo neste final de semana
Dia da Consciência Negra vira feriado estadual
De acordo com a Diocese de São Carlos, que administra a Catedral, a escolha da data não foi aleatória, pois coincide com a proximidade da Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada em nesta quinta-feira (14).
As relíquias foram doadas por Fábio Tucci Farah, um perito em relíquias da Arquidiocese de São Paulo e também delegado brasileiro da “International Crusade for Holy Relics” (ICHR), organização localizada na cidade de Fátima, em Portugal.
Durante a Santa Missa que marcará o início da entronização das relíquias (colocadas em um altar), será apresentado o documento de autenticação, conhecido como “Autentica”, emitido em 23 de junho de 1860, em Roma, por Dom Francesco Marinelli, sacristão do Papa Beato Pio IX.
Além desse documento histórico em latim, também será formalizado o ato de doação, que estabelece a perpetuidade e pertencimento desta dádiva à Catedral.
CERIMÔNIA
As Sagradas Relíquias serão conduzidas em uma solene procissão e, em seguida, repousarão sobre o altar para a celebração da Santa Missa.
A cerimônia será presidida por Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Diocesano, e concelebrada pelo Padre Sandro de Souza Portela, Pároco da Catedral.
Após a missa, as relíquias serão transladadas para um local especial preparado para a veneração dos fiéis, situado na entrada da Capela do Santíssimo da Catedral, abaixo do quadro da 13ª estação da Via-Sacra, que representa o momento em que Jesus é retirado da Santa Cruz.