A primeira frente fria de março deve chegar entre a tarde e a noite desta terça-feira (5) no estado de São Paulo, e sua chegada traz mais umidade, o que significa que haverá um alívio nas temperaturas. A região ainda tem estado de atenção por conta das chuvas.
Os meteorologistas explicam que a frente fria vai chegar em alto mar na altura da costa de São Paulo e joga umidade para as áreas do leste paulista. O alívio nas temperaturas acontece porque o sistema deve provocar chuva, aumento de umidade e de nebulosidade.
Assim, a previsão é que o calor ainda persista até a tarde desta terça-feira, mas ventos e o clima em si pode fazer cair levemente a sensação térmica e até mesmo os termômetros, que estão registrando acima de 30ºC há mais de duas semanas.
Por conta do efeito pré-frontal, onde o ar quente é empurrado pelo ar frio, as temperaturas podem chegar a 35ºC durante a tarde, antes da chegada definitiva da frente fria.
E o estado de atenção?
Para hoje não tem risco de temporais, mas a região de São Carlos está em estado de atenção para chuvas com raios e ventos que podem chegar a 70 km/h, entre tarde e noite. A previsão indica 15 milímetros.
Serão pancadas irregulares parecidas com as que caíram na segunda-feira, em algumas cidades da região. As nuvens ganham intensidade em um curto prazo por causa do calor e da circulação de ventos.
Essa chuva já é um reflexo da frente fria, que mesmo ainda mais “preguiçosa”, provoca instabilidades. A previsão é de que a chuva seja mais expressiva na quarta-feira (6) e continue até o final da semana.