São Carlos registrou 6,6ºC na madrugada desta terça-feira (14), segundo o gráfico horário do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade continua em alerta estadual da Defesa Civil para temperaturas baixas.
A temperatura está abaixo do previsto por meteorologistas, já que para hoje a previsão era de mínima de 7ºC e máxima de 22ºC. A partir de quarta-feira (15), os termômetros sobem aos poucos e a mínima deve voltar a ficar acima dos 10ºC.
Segundo o instituto, a temperatura foi marcada por volta das 4h. Duas horas depois, a estação de São Carlos marcava 7,7ºC. Em relação aos outros dias de junho, essa é novamente a temperatura mais baixa. Ontem, a mais baixa registrada foi de 7,4ºC.
A cidade continua em alerta para baixas temperaturas da Defesa Civil Estadual até hoje (14). Além da central, as regiões de Araçatuba, Barretos, Bauru, Capital Paulista, Campinas e Franca também devem ter temperaturas entre 6ºC e 8ºC.
VEJA MAIS:
Fiocruz identifica sublinhagens mais transmissíveis da Covid em amostra
São Carlos: Comitê pede mais colaboração com uso de máscaras
Cuidados com o frio
As baixas temperaturas exigem cuidados com a umidade do ar. Entre 21% e 30% é classificado estado de atenção, enquanto entre 12% e 20% é estado de alerta e abaixo de 12% se caracteriza emergência.
Os problemas decorrentes do tempo seco são: complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática em pessoas e equipamentos e aumento de incêndios em pastagens e florestas.
As recomendações são para que se evite exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidifique o ambiente através de vaporizadores ou toalhas molhadas, sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, consumir bastante água e usar soro fisiológico para olhos e narinas.