A frente fria trouxe o que era prometido: chuva em várias cidades da região. Por conta dessa mudança climática, o estado de São Paulo foi colocado em alerta amarelo para chuvas intensas e tempestades até quinta-feira (15), pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Na região de São Carlos, cidades como Rio Claro e Mococa registraram fortes chuvas no período da noite, e segundo os meteorologistas, foi ocasionada pela formação de uma linha de instabilidade pré-frontal, que vem antes da frente fria.
Entre hoje e amanhã (15) os dias devem permanecer instáveis por conta do choque entre ar quente e úmido provocado pela frente fria, que está na costa de São Paulo e cruza o estado ao longo do dia.
A situação aumenta o risco de temporais com descargas elétricas, inclusive, e por isso todo o estado está em alertas para chuvas intensas que podem se tornar tempestades. A diferença entre elas é que os temporais podem provocar chuva de granizo e transtornos.
Até quando deve chover?
Essa chuva forte prevista é uma “chuva de um dia só”, já que conforme a frente fria se afasta, os volumes esperados diminuem. Na quinta, ainda há previsão de um dia instável e com precipitação persistente a qualquer momento.
Por conta da nebulosidade, o sol não deve aparecer tanto e favorece a continuidade das temperaturas mais amenas. As chuvas, no entanto, podem vir moderadas a fortes, mas devem chegar mais isoladas.
Na região de São Carlos, são esperados 30 milímetros de chuva para hoje, com um alívio momentâneo nas temperaturas em meio a um dia nublado. Na quinta-feira, a máxima deve cair mais expressivamente e fica abaixo de 27ºC, mas a chuva perde força.