Na manhã desta quarta-feira (30), funcionários e mães de alunos da Creche “Anita Costa” realizaram um protesto em frente à Prefeitura de São Carlos, reivindicando salários atrasados e o restabelecimento das atividades, interrompidas em 16 de outubro. Trabalhadores relatam falta de pagamento dos salários de setembro e outubro, além de atrasos em benefícios trabalhistas, enquanto mães pedem pela reabertura da unidade.
A cozinheira Zuleica Rubi afirmou que a prefeitura havia prometido regularizar os débitos após a suspensão das atividades, mas, até o momento, nenhum pagamento foi realizado. “Trabalhamos em setembro e não recebemos, trabalhamos até 16 de outubro e nada. Estamos sem FGTS, férias, 13º salário e INSS”, relatou Zuleica.
Cristiane Aparecida, mãe de um aluno de três anos, precisou pedir demissão para cuidar do filho devido ao fechamento da creche. “Esses dias têm sido muito revoltantes para nós, pais. Eu trabalho à noite e, durante o dia, enquanto ele estava na creche, era meu horário de descanso. Não tenho rede de apoio, então precisei pedir demissão”, desabafou.
Ingrid Silva, também sem rede de apoio, enfrenta desafios diários para encontrar alguém que cuide do filho. “Estou buscando pessoas para ficar com ele, mas criança dá trabalho. Espero que a creche volte a funcionar, pois estou sem opções”, disse.
Na próxima quinta-feira (31), será realizada uma audiência pública com o Ministério do Trabalho para discutir soluções para a situação. A secretária de Educação de São Carlos, Paula Tayssa Knoff, afirmou que o objetivo da reunião é garantir o pagamento dos salários e outros benefícios atrasados. “Queremos sair dessa reunião com a segurança de que os funcionários terão seus direitos garantidos”, declarou.
A Creche Anita Costa comunicou o encerramento das atividades em suas redes sociais em 16 de outubro, citando dificuldades financeiras. A entidade, que atendia 162 crianças de 0 a 3 anos, informou que enfrenta problemas com as prestações de contas de 2021 e 2023, o que resultou em uma multa imposta pelo Tribunal de Contas do Estado. A organização tentou parcelar a dívida, mas, sem conseguir honrar os compromissos, teve o pedido de renegociação negado, ficando impedida de receber recursos públicos.
A reportagem procurou a direção da Creche Anita Costa para mais informações, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.