- Publicidade -
CotidianoGame põe estudantes como "detetives" para descobrir doenças negligenciadas

Game põe estudantes como “detetives” para descobrir doenças negligenciadas

Doenças que afligem população mais pobre, como leishmaniose e malária, são temática de jogo desenvolvido na USP São Carlos

- Publicidade -

Game coloca jogadores como “investigadores” de doenças brasileiras negligenciadas. Foto: Divulgação / USP

Jogo desenvolvido no Espaço Interativo de Ciências (EIC) do campus da USP de São Carlos (SP), ensina estudantes de ensinos fundamental e médio sobre doenças negligenciadas.

- Publicidade -

Negligência Mortal foi desenvolvido como atividade pedagógica interativa, na qual o usuário irá atuar como um investigador no processo de aprendizagem sobre quatro doenças negligenciadas: malária, doença de Chagas, esquistossomose e leishmaniose.

Essas doenças são temas de textos escolares e afetam populações ribeirinhas, de zonas rurais e urbanas, onde faltam tratamento de água, esgoto e meio ambiente degradado.

No jogo, o estudante assume o papel da doutora Odete, médica epidemiologista brasileira que tem a missão de descobrir qual foi a doença que uma jornalista norte-americana contraiu durante uma visita de trabalho ao Brasil. Ao retornar ao seu país, a jornalista apresentou sintomas diversos, mas os médicos não conseguiram chegar a um diagnóstico. Foi então solicitada ajuda ao Ministério da Saúde no Brasil no sentido de auxiliar a equipe médica americana.

O desafio do jogador é descobrir que doença a jornalista contraiu, para isso ele ajudará a epidemiologista Odete a percorrer as regiões em que ela visitou. Durante o percurso, o jogador irá interagir com a população, fará anotações, e observará o ambiente em que vivem. No final, o jogador deve relacionar sintomas às enfermidades correspondentes e assim chegar ao diagnóstico da doença da jornalista.

Além do Negligência Mortal, o EIC do Centro de Pesquisas e Inovação em Biodiversidade e Fármacos já desenvolveu cerca de 30 games, sobre diferentes temas e formatos, como InfoGypti, Liga Dados, Conhecimento na ponta dos dedos, Caça Palavras, Microscópio Virtual e outros. Alguns podem ser baixados de lojas de aplicativos e diretamente do site, alguns com versões para celulares, tablets, notebooks.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -