Guardas municipais apreenderam 814 maços de cigarro contrabandeados no bairro Arnon de Mello, em São Carlos (SP). O flagrante ocorreu na noite de sexta-feira (12) em um bar vistoriado pela força-tarefa de fiscalização da quarentena.
A força-tarefa foi ao local após denúncia anônima. De acordo com boletim de ocorrência, o estabelecimento, que fica na rua José Quatrochi, estava descumprindo as regras da fase vermelha do Plano São Paulo ao vender bebida a uma cliente. A gerente foi encaminhada ao plantão policial, onde prestou esclarecimentos.
Apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias podem operar na fase vermelha. Comércio, salões de beleza e academias não podem funcionar, assim como bares e restaurantes, que serão permitidos apenas na modalidade delivery ou drive-thru.
Festas e aglomerações em espaços públicos também estão proibidas. O uso de máscara e distanciamento social fazem parte do protocolo sanitário obrigatório que deve ser seguido pelos estabelecimentos e também pela população.
Em caso de descumprimento de regras, os estabelecimentos podem ser orientados, notificados ou autuados, além de terem seu alvará de funcionamento suspenso. Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal.