- Publicidade -
CotidianoGoverno de SP lança Delegacia da Diversidade Online

Governo de SP lança Delegacia da Diversidade Online

Deics do Interior passam a fazer a investigação especializada para combater crimes de intolerância ou preconceito por diversidade sexual e de gênero

- Publicidade -

Lançamento da Delegacia de Diversidade Online. Foto: Governo do Estado de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta quinta-feira (26) a Delegacia da Diversidade Online (DDD Online) para registro eletrônico de ocorrências de intolerância ou preconceito por diversidade sexual e de gênero e demais delitos dessas naturezas. 

- Publicidade -

As vítimas poderão acessar a Delegacia da Diversidade Online em qualquer hora do dia e a partir de qualquer dispositivo eletrônico, sem que haja a necessidade de sair de casa. Após o registro, as ocorrências são direcionadas para investigação na unidade especializada da capital ou DEICs regionais.

A Delegacia da Diversidade Online pode ser acessada por meio do site da Delegacia Eletrônica. A plataforma, sob responsabilidade da Polícia Civil do Estado de São Paulo, foi programada para fácil navegação, de forma a simplificar o preenchimento das ocorrências.

Para realizar um registro, após acessar o link, o cidadão deve apenas clicar em comunicar ocorrência e depois no ícone Delegacia da Diversidade Online. O processo é rápido, seguro e não demanda conhecimento jurídico para classificação do tipo de delito. A própria plataforma oferece um questionário para orientar a vítima sobre o tipo de violência sofrido.

Depois de detalhar a ocorrência, o cidadão insere os dados pessoais, as informações do agressor e as provas, caso possua. O processo de preenchimento é o mesmo já adotado para os outros crimes da delegacia eletrônica, mas adaptado às peculiaridades dos delitos de intolerância ou discriminação.

Investigação Especializada
O governo estadual também determinou a ampliação do combate a crimes de intolerância por meio das Divisões Especializadas de Investigações Criminais (Deics) do Interior, que vão investigar crimes relacionados à raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, orientação sexual ou identidade de gênero. 

- Publicidade -

As alterações estão previstas em decreto publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (26).

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -