O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (20) uma nova fase do Corujão da Saúde, agora com foco em oftalmologia. Serão oferecidos 51 mil procedimentos entre consultas, exames e cirurgias.
O investimento do governo estadual para o retorno do projeto, neste mês de outubro, é de R$ 14 milhões. . Serão ofertados 23.112 exames de dez tipos diferentes, além de 16.077 cirurgias de catarata e retina e 11.794 consultas médicas.
A medida visa zerar, até dezembro, a demanda de procedimentos oftalmológicos dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) que foram cadastrados pelos municípios na Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) até o último dia 20 de setembro.
Os procedimentos serão realizados em 46 AMEs de todas as regiões do estado e em 10 hospitais da rede da Secretaria de Estado da Saúde. Estes serviços irão oferecer agendas extras em horários alternativos para zerar a demanda reprimida.
Corujão da Saúde
Em agosto, o governo estadual anunciou a retomada do Corujão, com foco em Oncologia. O objetivo é agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer e realizar 335 mil exames, além de 19 mil sessões de radioterapia. Os atendimentos começaram no dia 1º de outubro e já foram realizados 16 mil exames e cerca de 750 sessões radioterápicas.