A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ibaté realizou, ao menos, 40 apreensões de linhas com cerol e cortantes durante a operação intensificada durante o período de férias escolares, época em que as crianças estão em casa e as brincadeiras com pipas são mais frequentes.
As apreensões foram feitas mediante denúncias anônimas via 153. A fiscalização foi realizada todos os dias ao longo do recesso escolar e intensificada aos finais de semana.
Como fazemos todos os anos, num primeiro momento a gente alerta os jovens que gostam de soltar pipa, bem como, os pais e responsáveis das crianças. Constatado o uso do cerol, o material será apreendido e a fiscalização aplica a multa de acordo com a Lei Municipal”, explicou o comandante da Guarda GCM, Vitor Reis.
Vale lembrar que o uso, a comercialização e a produção de linhas cortantes ou chilenas é crime, assegurado pela Lei Municipal n° 2172/05. Quem for flagrado fazendo o uso do material estará sujeito a multas que variam de R$ 191,82, para aqueles que soltarem pipas com o cortante, e R$ 639,40, para quem for flagrado vendendo o material.
Além das multas, também há risco de punições em âmbito criminal nos casos em que o cerol ou a linha chilena provocar ferimentos ou a morte de vítimas envolvidas em acidentes com o material.
LEIA MAIS
Curta um resort baiano pagando menos
Hospedagens para relaxar no final de semana