- Publicidade -
São CarlosCotidianoHá contaminação por agrotóxicos na chuva do Estado de São Paulo, diz pesquisa

Há contaminação por agrotóxicos na chuva do Estado de São Paulo, diz pesquisa

Em Brotas, por exemplo, o herbicida danoso à fertilidade humana foi o de maior concentração

- Publicidade -

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Campinas (Unicamp) detectou a presença de agrotóxicos nas chuvas em Brotas, em Campinas e até na capital paulista.

O estudo foi publicado em revista científica e alerta aos riscos ambientais da intervenção humana no meio ambiente.

- Publicidade -

A análise encontrou 14 agrotóxicos e cinco compostos derivados. Os destaques são o herbicida atrazina, presente em 100% das amostras, e o fungicida carbendazin, proibido no Brasil, mas presente em 88% das amostras. O herbicida tebuthiuron foi encontrado em 3 de cada 4 amostras.

Conforme o estudo, as concentrações dos agrotóxicos não ultrapassam o limite permitido em água potável no país, mas, parte das substâncias sequer têm padrão de segurança que são considerados aceitáveis. A exposição crônica a eles, mesmo em baixas concentrações, pode causar danos à saúde e à vida aquática.

Esses compostos são usados nas lavouras e se dissipam na atmosfera. Com o vento, a temperatura e umidade se distribuem e acabam se condensando nas gotas de chuva.

Em Brotas, por exemplo, o herbicida 2,4-D foi o de maior concentração na água da chuva. O produto está proibido desde 2023 no país por danos comprovados para a fertilidade humana.

O fipronil, liberado no Brasil, mas já proibido na Europa e nos EUA, estava em 67% das amostras. O composto é potencialmente tóxico para abelhas e tem meia vida longa, de 220 dias, em ambientes aquáticos, por exemplo.

- Publicidade -

A principal fonte de preocupação dos pesquisadores é o aumento do consumo de água da chuva pelas populações humanas devido às restrições hídricas.

Os cientistas sugerem estratégias de monitoramento e tratamento, com base no conhecimento científico já adquirido sobre o assunto.

🔔 FIQUE ON!

Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:

🟡 Canal no WhatsApp

🟣 Canal no Instagram

Canal no Facebook

🟢 Comunidade no WhatsApp

🔵 acidade on no Facebook

🟠 acidade on no Instagram

👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp

📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas