- Publicidade -
CotidianoDupla que matou dois e feriu seis em festa no Aracê vai a júri em São Carlos

Dupla que matou dois e feriu seis em festa no Aracê vai a júri em São Carlos

Luan Russo Bataglia está preso em Serra Azul; crime aconteceu em janeiro de 2022

- Publicidade -

Começa nesta segunda-feira (30), no Fórum Criminal de São Carlos, o julgamento de Luan Russo Battaglia e Helton Pereira Cosmo, acusados de matar a tiros de duas pessoas e ferir outras seis em uma festa no bairro Aracê de Santo Antônio em janeiro de 2022.

As vítimas fatais foram Eduardo Escapolão Lucas da Silva, de 16 anos, e Rodrigo de Castro da Rocha, de 20 anos – o último era alto do atentado. No total, oito pessoas foram baleadas.

- Publicidade -

Atualmente, Luan está preso em Serra Azul, no estado de São Paulo.

Serão ouvidas seis vítimas sobreviventes, nove testemunhas de acusação e quatro testemunhas de defesa, além do interrogatório dos dois réus. Segundo o TJSP, eles respondem por homicídio por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima e tentativa de homicídio.

RELEMBRANDO O CASO

O caso aconteceu na madrugada do dia 23 de janeiro de 2022. Segundo a Guarda Municipal, Luan e outros criminosos teriam entrado atirando na festa por volta das 2h20, atingindo oito pessoas de 16 a 23 anos.

Uma testemunha teria apontado à Polícia Civil na época que avistou Helton junto com Luan no momento dos disparos contra Rodrigo de Castro da Rocha, que era o alvo da dupla e morreu na hora.

As outras sete pessoas foram atingidas por balas perdidas e socorridas para a UPA do Santa Felícia, mas Eduardo Escapolão não resistiu e morreu no hospital.

- Publicidade -

Na ocasião, cinco pessoas foram atendidas e liberadas na própria unidade de pronto atendimento. Um jovem de 21 anos e outro de 19 precisaram ser transferidos para a Santa Casa.

INVESTIGAÇÕES

As investigações ficaram a cargo do delegado João Fernando Baptista, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais). À época do crime, a Polícia Civil identificou que Rodrigo havia sido vítima de tentativa de homicídio em setembro de 2021.

Os investigadores também levantaram a hipótese de que o crime, que aconteceu durante uma festa clandestina, tivesse relação com o tráfico de drogas. A causa não foi esclarecida.

*O TJSP informou que dois réus estão sendo julgados nesta segunda-feira. A reportagem foi atualizada às 13h34.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -