Começa nesta segunda-feira (30), no Fórum Criminal de São Carlos, o julgamento de Luan Russo Battaglia e Helton Pereira Cosmo, acusados de matar a tiros de duas pessoas e ferir outras seis em uma festa no bairro Aracê de Santo Antônio em janeiro de 2022.
As vítimas fatais foram Eduardo Escapolão Lucas da Silva, de 16 anos, e Rodrigo de Castro da Rocha, de 20 anos – o último era alto do atentado. No total, oito pessoas foram baleadas.
Atualmente, Luan está preso em Serra Azul, no estado de São Paulo.
Serão ouvidas seis vítimas sobreviventes, nove testemunhas de acusação e quatro testemunhas de defesa, além do interrogatório dos dois réus. Segundo o TJSP, eles respondem por homicídio por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima e tentativa de homicídio.
RELEMBRANDO O CASO
O caso aconteceu na madrugada do dia 23 de janeiro de 2022. Segundo a Guarda Municipal, Luan e outros criminosos teriam entrado atirando na festa por volta das 2h20, atingindo oito pessoas de 16 a 23 anos.
Uma testemunha teria apontado à Polícia Civil na época que avistou Helton junto com Luan no momento dos disparos contra Rodrigo de Castro da Rocha, que era o alvo da dupla e morreu na hora.
As outras sete pessoas foram atingidas por balas perdidas e socorridas para a UPA do Santa Felícia, mas Eduardo Escapolão não resistiu e morreu no hospital.
Na ocasião, cinco pessoas foram atendidas e liberadas na própria unidade de pronto atendimento. Um jovem de 21 anos e outro de 19 precisaram ser transferidos para a Santa Casa.
INVESTIGAÇÕES
As investigações ficaram a cargo do delegado João Fernando Baptista, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais). À época do crime, a Polícia Civil identificou que Rodrigo havia sido vítima de tentativa de homicídio em setembro de 2021.
Os investigadores também levantaram a hipótese de que o crime, que aconteceu durante uma festa clandestina, tivesse relação com o tráfico de drogas. A causa não foi esclarecida.
*O TJSP informou que dois réus estão sendo julgados nesta segunda-feira. A reportagem foi atualizada às 13h34.