- Publicidade -
CotidianoHomens são os mais multados por dirigirem depois de beber no Carnaval, aponta Detran-SP

Homens são os mais multados por dirigirem depois de beber no Carnaval, aponta Detran-SP

Nos últimos cinco carnavais, mais de 1,3 mil motoristas foram autuados por alcoolemia; veja quais as penalidades para crimes dessa tipificação

- Publicidade -

Um levantamento do Detran-SP apontou que os homens são os mais multados por dirigirem após beber durante o Carnaval no estado paulista. Nos últimos cinco anos, foram mais de 1,3 mil multas, sendo que quase mil foram motoristas do sexo masculino.

Os dados incluem recusas ao teste do bafômetro e apresentação pelos condutores de diferentes níveis de álcool no sangue, e segundo o órgão, as autuações tiveram como alvo predominante motoristas com idade entre 31 e 40 anos, seguido pelo público mais jovem – entre 18 e 21 anos.

- Publicidade -

O balanço aponta ainda que, contando de sexta-feira até a quarta de Cinzas, o feriado foi palco de 433 óbitos de 2019 a 2023. De acordo com dados do Infosiga, plataforma do governo estadual, 349 deles foram de homens e a maioria estava na faixa de 18 a 24 anos.

Por conta dos dados expressivos, além da Operação de Direção Segura Integrada (ODSI), este ano o feriado terá o dobro de fiscalizações em comparação com o mesmo período do ano passado, em todo o estado.

O objetivo é conscientizar e alertar sobre a tolerância zero ao álcool no trânsito e respeito às leis. “Uma das principais responsabilidades é conscientizar a população de que toda vida importa e temos tolerância zero para o consumo de álcool associado à direção”, comenta o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio.

Documentação veicular passa a ser digital em todo o Estado. Foto: Divulgação

Confira valores de multas

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa é considerada infração gravíssima e as consequências incluem prisão, suspensão da CNH e até retenção do veículo.

Confira as penalidades conforme o CTB:

- Publicidade -
  • Flagrante de condução com motorista embriagado – detenção de seus meses a três anos, multa de R$ 2.934,70 e suspensão ou proibição do direito de dirigir. Caso a mesma infração seja cometida novamente em um ano, o valor da multa chega a R$ 5,8 mil;
  • Lesões corporais provocadas por motoristas embriagados – reclusão de dois a cinco anos;
  • Homicídio culposo com motorista embriagado – reclusão de cinco a oito anos e suspensão ou proibição do direito de dirigir.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -