O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) de São Carlos (SP) está com inscrições abertas para o projeto Codifique, que oferece um curso gratuito de programação voltado a estudantes do ensino médio.
Para se candidatar a uma vaga, não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre programação. Basta preencher, até o dia 10 de outubro, o formulário disponível no site do ICMC.
O preenchimento do formulário de inscrição não garante a participação no curso, pois o número de vagas oferecidas dependerá de quantos monitores voluntários estarão disponíveis para atender aos inscritos. A organização entrará em contato com os alunos selecionados para confirmar a matrícula através do e-mail fornecido.
Aulas
As aulas serão semanais e ministradas pelo canal oficial do PET Computação no Youtube, toda quarta-feira, das 14h às 15h10. A primeira aula está marcada para o dia 13 de outubro e a última prevista para o dia 8 de dezembro.
Durante a iniciativa, serão abordados assuntos referentes à lógica e resolução de problemas, conhecimentos que podem facilmente ser aplicados no dia a dia dos estudantes. Os conceitos de lógica básica de programação serão apresentados por meio da linguagem JavaScript. Para acompanhar o curso, os organizadores recomendam que os participantes tenham uma conta na plataforma Discord.
Seja um monitor
Se você é aluno da USP e quer se tornar monitor voluntário do projeto Codifique, pode contribuir, remotamente, com as atividades oferecidas aos participantes.
Para se candidatar, basta preencher, também até dia 10 de outubro, o formulário online disponível no site do ICMC. Não é necessário ter conhecimentos prévios da linguagem de programação que será utilizada no curso (JavaScript), é preciso apenas saber lógica de programação.
A proposta é que os monitores, além de participarem do projeto tirando dúvidas dos alunos, ministrem aulas do curso. Nesta edição, eles não precisarão corrigir tarefas, mas deverão auxiliar pelo menos uma vez na infraestrutura da transmissão ao vivo das aulas pelo Youtube, seja como moderadores do chat ou como ajudantes na organização da live.
Tanto os monitores quanto os estudantes do ensino médio que participarem do curso receberão um certificado emitido pelo PET Computação. A fim de esclarecer as dúvidas sobre o projeto, a equipe coordenadora preparou um guia com perguntas e respostas, que também está disponível no site da instituição.