- Publicidade -
São CarlosCotidianoIFSC realiza evento gratuito para instalação e aprendizado do sistema Linux

IFSC realiza evento gratuito para instalação e aprendizado do sistema Linux

Installfest acontece na próxima quinta-feira (16), no Espaço Panepucci, e é aberta ao público interessado em software livre

- Publicidade -

Quem tem curiosidade em conhecer o universo do Linux ou deseja aprender a instalar e utilizar o sistema operacional de código aberto terá uma ótima oportunidade na próxima quinta-feira (16). O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP promoverá a Installfest, evento gratuito dedicado à instalação do Linux e à troca de conhecimentos sobre o uso de softwares livres.

A atividade será realizada das 14h às 19h, no espaço de convivência Panepucci, localizado nos laboratórios de ensino de física do IFSC. A participação é aberta a todos — desde iniciantes até usuários experientes — e não exige inscrição prévia. Basta levar o computador ou laptop e comparecer ao local.

- Publicidade -

Pela primeira vez, a tradicional Installfest acontece no IFSC, ampliando o alcance da cultura do software livre dentro da universidade. O evento busca apresentar alternativas abertas e gratuitas a programas proprietários amplamente utilizados no cotidiano e em ambientes acadêmicos.

Organizada pelo Grupo de Extensão em Livre & Open Source (GELOS), em parceria com o Centro de Competência em Open Source (CCOS), a iniciativa é coordenada pelos professores Elisa Yumi Nakagawa, Francisco José Monaco e Eduardo do Valle Simões. O grupo atua no desenvolvimento e na difusão de projetos baseados em software livre, que se destacam por permitir o acesso, estudo e modificação de seus códigos por qualquer pessoa.

Durante a Installfest, voluntários com experiência em Linux estarão disponíveis para auxiliar na instalação do sistema, tirar dúvidas e compartilhar dicas com os participantes. Para evitar a perda de dados, os organizadores recomendam que os interessados façam backup de seus arquivos antes de levar o computador.

Além do evento, o GELOS mantém plantões de dúvidas regulares sobre software livre, disponíveis para a comunidade. As datas e horários podem ser consultados no site oficial do grupo.

🔔 FIQUE ON!

Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:

- Publicidade -

🟡 Canal no WhatsApp

🟣 Canal no Instagram

Canal no TikTok

🟢 Comunidade no WhatsApp

🔵 acidade on no Facebook

🟠 acidade on no Instagram

👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp

📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas