- Publicidade -
CotidianoÍndice de adesão ao Censo do IBGE em São Carlos atinge 65% e supera o nacional

Índice de adesão ao Censo do IBGE em São Carlos atinge 65% e supera o nacional

A cidade atingiu maior número de moradores entrevistados e domicílios visitados em comparação com a média nacional, que ficou abaixo de 64%

- Publicidade -
Índice de adesão ao Censo do IBGE em São Carlos atinge 65% e supera o nacional. (Foto: Divulgação)
Índice de adesão ao Censo do IBGE em São Carlos atinge 65% e supera o nacional. (Foto: Divulgação)

O índice de adesão ao Censo Demográfico 2022, realizado a cada 10 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atingiu cerca de 65% em São Carlos, o que fez com que a cidade ultrapassasse a média nacional, que ficou em 63,7%.

O índice de adesão é contabilizado a partir do número de moradores entrevistados e de domicílios visitados pelos recenseadores oficiais do IBGE. As pesquisas, que consistem na resposta a 26 questões sobre os ocupantes da casa e a renda mensal, tiveram início em 1º de agosto deste ano e devem seguir até o início de dezembro.

- Publicidade -

Além de superar o índice nacional, São Carlos também ultrapassou a média do Estado de São Paulo, que se encontra ainda mais baixa, em 54,3%.

LEIA MAIS
Fatec abre inscrições para processo seletivo de 2023; veja cursos

De acordo com os coordenadores regionais do censo, os bons índices de São Carlos refletem as ações de intensificação de campanhas sobre a importância de responder às pesquisas e de novas contratações de recenseadores na cidade.

“Estamos fazendo esforços, contratando mais pessoal, deslocando pessoas de um município para outro, para cumprir o prazo”, afirmou o coordenador do IBGE, Luíz Godoy.

O IBGE reforça que atender os recenseadores e responder às questões é de suma importância para coletar o maior número de dados possível, de modo a construir uma pesquisa detalhada e próxima da realidade. 

- Publicidade -

“É muito importante participar, porque tudo o que é melhoria para a nossa cidade, também é melhor para nós mesmos”, afirmou a moradora do bairro Cidade Aracy, Dirce Marcelino de Lima.

Dificuldades

Embora a cidade esteja com bons índices de adesão ao censo, os recenseadores ainda encontram muitas dificuldades no dia a dia de coleta dos dados. Segundo os agentes censitários, um dos maiores entraves é a desconfiança da população, visto que muitas pessoas deixam de atender os agentes por medo de violência de pessoas que se passam por recenseadores.

Além disso, outra dificuldade muito comum é não encontrar os moradores em casa para realizar a entrevista, o que faz com que os agentes tenham de visitar as mesmas residências mais de uma vez, atrasando a coleta de dados e a conclusão da pesquisa.

Os agentes explicam que a resposta às questões é essencial para que o IBGE trace o perfil das populações para direcionar com mais assertividade a implantação de políticas públicas.

Na região

Entre os municípios da região, São João da Boa Vista lidera o ranking em relação ao índice de adesão ao Censo 2022, com 78% da população recenseada, seguida por Leme, que recenseou 76% da população, e Araras, que soma 69% de moradores entrevistados.

São Carlos ocupa o quarto lugar, com 65% da população recenseada, seguida por Araraquara, com 61%. A cidade que obteve o pior índice de adesão foi Rio Claro, que recenseou apenas 45% da população até o momento, ficando abaixo da média nacional e estadual.

*Com informações da EPTV

VEJA TAMBÉM
Roberto Justus revela que fará quimioterapia; entenda por que

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -