- Publicidade -
CotidianoInscrições para certificadores do Enem 2021 se encerram hoje (26)

Inscrições para certificadores do Enem 2021 se encerram hoje (26)

Interessados na certificação podem se inscrever por meio do Sistema RNC; inscrições são direcionadas aos servidores públicos do Executivo Federal e docentes de redes públicas estaduais e municipais

- Publicidade -

Estudantes chegam a local de prova para fazer o Enem 2020

- Publicidade -

Nesta terça-feira (26) termina o prazo para inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Interessados não podem estar inscritos como participantes do exame. 

A reabertura da inscrição é direcionada aos servidores públicos do Poder Executivo Federal e aos docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais em exercício da docência em 2021, para atuação na certificação dos procedimentos de aplicação das provas do Enem 2021, nos dias 21 e 28 de novembro, nos municípios especificados no Anexo I do edital de reabertura. 

Os interessados devem ter, como formação mínima, o ensino médio e não podem estar inscritos como participantes no Enem 2021. No momento da inscrição, os docentes devem preencher a declaração de docência disponível no Sistema RNC, informando nome, CPF, matrícula, cargo que ocupa, secretaria de Educação a que está vinculado, nome da escola em que atua, turnos, número de turmas e carga horária total. 

A declaração deverá ser anexada ao sistema até hoje, em formato PDF e com tamanho máximo de 2 MB. Esse documento deverá ser assinado pelo gestor ou o diretor da escola em que o professor trabalha, conforme previsto no Edital n.º 38, de chamada pública para a RNC 2021. 

O Inep publicará a relação dos inscritos homologados e convocados para o curso de capacitação no dia 28 de outubro. A capacitação ocorrerá entre 3 e 8 de novembro. 

- Publicidade -

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -