- Publicidade -
CotidianoJosé Arthur Giannotti, expoente da filosofia nacional, morre aos 91 anos

José Arthur Giannotti, expoente da filosofia nacional, morre aos 91 anos

Nascido em São Carlos (SP), professor emérito da USP, pesquisador do Cebrap e pensador, Giannotti era referência em estudos sobre a obra de Marx

- Publicidade -

Professor e filósofo José Arthur Giannotti morreu aos 91 anos. (Foto: Divulgação / Cebrap)

O filósofo são-carlense José Arthur Giannotti morreu nesta terça-feira (27), aos 91 anos, em São Paulo (SP).

Giannotti era professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo, onde chegou a dirigir o Departamento de Filosofia. Um dos maiores nomes do pensamento brasileiro, era pesquisador no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

- Publicidade -

A morte de Giannotti foi confirmada pelo Cebrap em nota.

“É com imensa tristeza que o Cebrap recebe a notícia do falecimento de um de seus fundadores, o professor José Arthur Giannotti. Aos familiares e amigos que tiveram o privilégio de conviver com Giannotti, um dos maiores intelectuais brasileiros, nossas sinceras e fraternas condolências.”

Nascido em São Carlos, em 1930, Giannotti recebeu uma série de títulos e prêmios, entre eles, o Prêmio Anísio Teixeira (2001), do Ministério da Educação, e o Prêmio Fábio Prado, da Sociedade Brasileira de Escritores (1961). Professor titular da USP, foi nomeado professor emérito em 1998.

Doutor em filosofia pela USP, era pós-doutor pela Université de Paris XI e livre-docente pela USP. Tem especialização de filosofia na Universidade de Yale e na Universidade de Columbia.

Conhecedor do marxismo, sua obra é fundamental para conhecer essa corrente de pensamento. Entre oslivros publicados estão: Marx vida e obra (L&PM, 2000); Certa herança marxista (Cia. das Letras, 2000); Apresentação do mundo considerações sobre o pensamento de Ludwig Wittgenstein (Cia. das Letras, 1995); Trabalho e reflexão (Brasiliense, 1983); Exercícios de filosofia (Brasiliense, 1977) e Origens da dialética do trabalho (L&PM, 1966). (Fonte: Instituto DNA Brasil).

- Publicidade -
- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -