Sete judocas veteranos de São Carlos se preparam para disputar o II Open Sul-Americano de Judô Funcional. A competição será realizada entre os dias 15 e 30 de maio.
De acordo com a atleta e auxiliar técnica da seleção brasileira feminina, Ana Paula Rossi, de 42 anos, por conta da pandemia, o evento será totalmente online. “Nós vamos fazer a apresentação das nossas casas. Os judocas realizarão uma série de exercícios físicos e técnicas de judô”.
Além dela, Maria Maia, Susan Marim, Christiano Tello, Pedro Pereira, Maurício Crkovic e Erasmo Firmino, todos da Academia Tigre, vão representar São Carlos na competição, que deve contar com 120 atletas do Brasil no total.
Praticante de judô desde os 10 anos, Ana Paula explica que essa modalidade funcional, sem contato físico, surgiu por conta da pandemia.
Em 2020, ela e a judoca Maria Maia participaram dessa mesma competição e os resultados foram ótimos: Ana Paula ganhou a medalha de prata e a Maria ficou com a de bronze. Na contagem geral dos pontos, o Brasil sagrou-se campeão.
Para o Sul-Americano deste ano, Ana Paula conseguiu incentivar outros atletas veteranos da cidade a participarem e acredita que todos vão conseguir bons resultados. “A expectativa é repetir o feito da primeira edição e conseguirmos o bicampeonato, e que todos os atletas são-carlenses consigam subir ao pódio”, disse.
Competição
De acordo com o regulamento, quem realizar o maior número de repetições válidas no tempo estipulado para sua exibição, ganhará a rodada. Quem ganhar duas rodadas passará para a próxima fase. Em caso de empate em várias rodadas e na pontuação da rodada de desempate, haverá uma pontuação de ouro até que haja um vencedor.
Cada disputa terá a participação de 6 (seis) árbitros e 1 (um) coordenador de arbitragem. Cada judoca será avaliado por 3 (três) árbitros e o coordenador dará o comando do início e do término do tempo de combate.
Ao final de cada combate, cada árbitro indicará imediatamente o número de repetições válidas do judoca em questão.
Veja como acompanhar
O evento será online e terá transmissão dos canais youtube.com/goldenscore e youtube.com/AgrupacióndeJudokasVeteranosdelasAméricas.