A 2ª Vara Criminal de São Carlos recebeu a denúncia e tornou rés as sete pessoas denunciadas pelo Ministério Público por envolvimento na morte de um homem de 51 anos no Jardim Paulistano, em São Carlos.
A decisão do juiz Claudio do Prado Amaral foi proferida na semana passada. A Justiça aguarda para hoje (15) o cumprimento de intimações, conforme os dados do processo que são de acesso público.
Foram tornados réus Pablo Luiz Mendes Garcia, de 18 anos, Rogério Gabriel Afonso de Figueiredo, de 18 anos, Samuel Sales Fallaci, de 22 anos, Kauê Alexandre Galindo, de 18 anos, Matheus Henrique Marques, de 21 anos, Murilo Kael Batista dos Santos, de 20 anos, Miguel Kauan Batista dos Santos, de 23 anos.
O acidade on não encontrou os advogados dos réus para comentar o início do processo penal. O espaço segue aberto para manifestações dos acusados.
Nesta primeira fase da ação penal, os réus deverão responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 dias. Os citados poderão arrolar até oito testemunhas e especificar as provas que julguem de interesse. O oficial de justiça deverá questionar os acusados se eles possuem advogados e, na falta, se deseja a atuação da Defensoria Pública.
Passagens criminais
Conforme dados aos quais o acidade on teve acesso, os três réus de 18 anos não tinham passagens criminais até novembro do ano passado, quando ocorreu a morte de Osmar.
Já os outros tinham registros de tráfico de drogas, lesão corporal contra mulher, furto e fuga de local de acidente.
Até 24 anos de prisão
Segundo o delegado da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), João Fernando Baptista, a promotoria denunciou os réus por homicídio qualificado por motivo fútil. A pena vai de 12 a 24 anos de detenção.
Conforme a apuração da Polícia Civil, dois dos réus desferiram com pedra e tijolo golpes que causaram a morte da vítima, enquanto que os outros cinco agrediram o homem.
“O Ministério Público entendeu que todos foram responsáveis pelo crime de homicídio. Os outros cinco, ao agredirem a vítima também diminuíram a capacidade dela de se defender”, explicou.
Há outra investigação em curso que analisa se os réus e outras pessoas cometeram o crime de furto contra Castro. A picape de propriedade dela foi encontrada em outro local.
Caso ocorrido em novembro
A morte de Osmar Aparecido Castro ocorreu em novembro do ano passado. A vítima foi agredida por sete homens após uma discussão com um dos acusados. A motivação teria sido um comentário feito pela vítima a um funcionário do estabelecimento, que desagradou um dos réus.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.