- Publicidade -
CotidianoMais de 58 mil pessoas deixaram de tomar a vacina contra a gripe em São Carlos, alerta a Saúde

Mais de 58 mil pessoas deixaram de tomar a vacina contra a gripe em São Carlos, alerta a Saúde

Vacinação é importante para evitar complicações nos públicos mais vulneráveis

- Publicidade -

Mais de 58 mil pessoas deixaram de tomar a vacina contra a gripe em São Carlos, alerta o Departamento de Vigilância em Saúde. Em comunicado publicado hoje (3), a pasta afirma que apenas 37,9% do público-alvo se imunizou contra a doença.

A campanha de vacinação contra a gripe acontece desde 25 de março. Pouco mais de 42,7 mil moradores receberam a injeção.

- Publicidade -

Dos grupos prioritários, as gestantes atingiram 15,09%, os idosos 41,95% e as puérperas 5,91%. A população alvo é de 101.212 pessoas.

O objetivo da campanha é reduzir complicações, internações e óbitos pela infecção causada pelo vírus influenza. Por isso, as doses são trivalentes, ou seja, protegem contra a influenza A (H1N1 e H3N2) e a influenza B. É importante destacar que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Em 2 de maio de 2024, a campanha foi ampliada para todos os públicos e passou a disponibilizar vacinas para bebês acima dos 6 meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos, porém o município permanece distante da meta de cobertura que é de 90%.

De acordo com Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, a meta é vacinar 90% da população alvo.

“A constante mudança dos vírus Influenza requer frequente reformulação da vacina por isso é necessário a imunização anual oferecida gratuitamente nas unidades de saúde e que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam em 2023 no hemisfério Sul”, destacou a diretora.

- Publicidade -

Denise informou, ainda, que depois de aplicada, a vacina leva cerca de 15 dias para conferir imunidade à pessoa que a recebeu, o que reforça a importância de se buscar a proteção o mais cedo possível, para garantir a imunidade antes de quedas bruscas das temperaturas, quando há prevalência da circulação dos vírus respiratórios.

Em 2022, o município de São Carlos atingiu 67,3% de cobertura vacinal dos grupos prioritários. Já em 2023 o índice ficou em 58% e a média nacional em 60%.

A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), das 7h30 às 16h30, exceto na UBS da Vila São José e do Botafogo, que estão em reforma. No ato da imunização, as pessoas devem levar um documento oficial com foto, CPF e a carteira de vacinação.

Fique ON!

Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:

🟢 Comunidade no WhatsApp

🔵 Página no Facebook

🟣 Página no Instagram

▶️ Grupo no Telegram

📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -