Após ter seu Gol 96 verde metálico totalmente “depenado” por bandidos, um casal de Rio Claro conseguiu restaurar o carro com a ajuda de pessoas da área automotiva que entraram em uma campanha virtual.
O carro, batizado de “xodó” pelo segurança Jorge Ramiro Silva e pela cuidadora de idosos Maria Conceição de Jesus, já era bastante usado, tinha manchas na pintura, mas foi o meio de transporte do casal por 15 anos, até ser roubado em 2019.
O veículo foi encontrado oito dias depois do roubo, em péssimas condições, sem faróis, com o para-choque e retrovisores quebrados.
Sem dinheiro para a reforma, o casal deixou o carro parado por quase um ano até que o empresário e vizinho Vicente Barbato, os abordou dizendo que se interessava em comprar algumas peças do Gol.
Ao saber da história do veículo e do carinho do casal por ele, Barbato, que tem uma oficina de estética automotiva, se dispôs a ajudar a reformar o veículo. “Naquele momento me tocou muito e sabia que poderia contar com alguns amigos para fazer esse carro a votar a funcionar”, afirmou.
“Era muita coisa que precisava fazer e aí ele falou que ia ajudar a gente, e foi uma coisa que eu não esperava e lá mesmo eu chorei porque é difícil encontrar alguém assim, que nem conhece a gente e queira ajudar”, diz Maria da Conceição, emocionada.
Barbato fez uma publicação nas redes sociais e conseguiu a colaboração de mais cinco parceiros. “Como eu conheço algumas pessoas da área automotiva, no momento que eu postei, de pronto, alguns amigos responderam interessados em ajudar e a gente começou a montar um time para isso acontecer”, contou.
Foi quase um ano de trabalho até o “xodó” ficar pronto e ser devolvido ao casal, neste mês, totalmente reformado. “Foi muito bom, não mereço tanto, foi muito gratificante”, agradeceu Silva.