Em plena pandemia, com todo mundo contando os dias para o início da vacinação, ainda aparece quem queira aproveitar o momento para aplicar golpe nas pessoas. O alerta sobre essa tentativa de golpe foi feito pelo próprio Ministério da Saúde, por meio de nota publicada em seu site nesta segunda-feira (18).
O golpe estaria funcionando assim: alguém liga para o celular da vítima e pede dados pessoais para agendar a vacinação. Para isso, claro, pede para a pessoa confirmar os dados.
É a oportunidade de os criminosos clonarem seus dados e o número do seu aplicativo de mensagens. O Ministério pede que a população tenha atenção a esse tipo de golpe e não realize cadastro em sites duvidosos.
A vacinação contra a Covid vai ser igual às outras, como a da gripe ou da febre amarela, por exemplo. A pessoa vai aos postos de saúde, ou pontos utilizados em campanhas de imunização, e lá será identificada e cadastrada na hora.
Site verdadeiro
Em São Paulo, o governo do Estado lançou, no domingo (17), o site Vacina Já, com o objetivo de agilizar a campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado. A população deve ficar atenta no conteúdo do site para não cair em golpes.
No site, todas as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan podem fazer um pré-cadastro informando idade, CPF, endereço e data de nascimento. Nesta primeira etapa, o grupo prioritário é formado por profissionais de saúde e indígenas.
Segundo o governo, o pré-cadastro não é um agendamento, mas garante atendimento mais rápido nos locais de vacinação e deve ajudar a evitar a formação de aglomerações. O fornecimento das informações é opcional.