Duas viaturas zero quilômetro do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão paradas há dois meses no pátio do órgão de São Carlos, por uma confusão feita pelo Ministério da Saúde.
O órgão federal, que entregou com pompa e circunstância as novas viaturas para os municípios paulistas, em 14 de março, se confundiu e registrou as notas fiscais das novas ambulâncias com os dados de outra São Carlos, a que fica em Santa Catarina. Mil quilômetros separam os dois municípios homônimos.
A confusão traz prejuízo ao município, que tem viaturas “cansadas” desempenhando a tarefa de socorro, sendo que há duas “zero km” inoperantes. Veículos com alta rodagem necessitam de mais manutenção – que é mais cara – e tem maior propensão a quebrar durante a rotina de vai e volta entre os hospitais. A questão burocrática não impacta diretamente os serviços prestados, ressalta-se.
Mensalmente, o Samu realiza, em média, cerca de 1.600 atendimentos, sendo cerca de 100 da unidade de suporte avançado, conhecida popularmente como UTI móvel. As médias são do primeiro bimestre.
De acordo com a Secretaria de Saúde, São Carlos dispõe de seis ambulâncias básicas e duas de suporte avançado, além de duas motolâncias e duas ambulâncias reserva. As viaturas são dos anos 2023 (3 unidades), 2022 (1), 2019 (3) e 2018 (1), além de duas reservas ano 2017.
As unidades entregues pelo Ministério da Saúde em março seriam para “reposição”, isso se pudessem rodar pelas ruas da cidade.

Imbróglio ministerial
Em nota, a Prefeitura de São Carlos informou que entrou em contato imediatamente com o Ministério da Saúde assim que as ambulâncias chegaram ao município, devido ao fato de a nota fiscal conter CNPJ diverso do correto, apontando o município catarinense.
“Após análise, o Ministério da Saúde reconheceu o equívoco e esclareceu que o CNPJ constante na nota fiscal era, na verdade, da cidade catarinense homônima: São Carlos (SC)”.
A outra São Carlos
Em evento do governo federal na cidade de Sorocaba, a “outra” São Carlos recebeu uma viatura do Samu. Em contato, a assessoria de imprensa da cidade catarinense respondeu que única ambulância entregue pela gestão Lula já está em operação.
O que diz o Ministério da Saúde?
Procurado, o Ministério da Saúde não respondeu aos questionamentos até a publicação desta reportagem.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.