A chuva forte que atingiu São Carlos na tarde desta terça-feira (31) tem deixado a população em alerta. A prefeitura confirmou que o Córrego Santa Maria, que passa pela região do Kartodrómo, subiu. A região continua com alerta laranja para tempestades.
Por volta das 15h10, quando o rio ainda estava subindo, o trecho da Rua Franklin Brasiliense já registrava forte enxurrada que assustou moradores. Agora, o atual nível do rio coloca a região em alerta para possibilidade de mais alagamentos.
A comerciante Vanessa de Lima Castro é uma das moradoras que ficou com medo da chuva rápida que atingiu a capital do clima. Na última forte enchente que assolou o bairro, ela teve prejuízos incontáveis, fora o susto.
Assista ao vídeo registrado por ela:
BALANÇO PARCIAL
Para hoje são esperados 25 milímetros de chuva. Ainda não há uma prévia de quantos milímetros choveu em menos de uma hora na cidade, mas a estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) captou 0,8 mm até o momento.
Segundo o Corpo de Bombeiros, até o momento foram três registros de queda de árvores em vias públicas, nas ruas Dom Pedro II, na Vila Monteiro, Luis Bertolo, na Vila São José, e Avenida São João Batista, no Santa Maria.
A corporação informou que a prefeitura foi comunicada sobre as quedas e devem providenciar a retirada.
Também houve registro de alagamento na Avenida Francisco Pereira Lopes, perto da rotatória do Cristo, sentido shopping. A pista está interditada no momento.
Além disso, houve registros de queda e oscilação de energia em alguns bairros da cidade, entre eles: Damha 2, Jardim São Paulo, região do Jockey Club, Jardim Cruzeiro do Sul e Jardim Nova Santa Paula.
Em nota, a CPFL afirmou que “todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado e está atuando para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados, em segurança, e no menor tempo possível”.
ALERTA ATIVO
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com um alerta em vigor para tempestades que podem atingir até 60 mm/h ou 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O órgão orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
A Defesa Civil Estadual também emitiu alerta para chuva intensa com raios e possibilidade de queda de energia nas próximas horas.