A onda do calor de setembro terminou há três dias, mas nos lares de alguns são-carlenses parece “não ter fim”. Relatos apontam desabastecimento de água há uma semana, pelo menos, e segundo o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o problema ainda deriva do alto consumo reportado recentemente.
Bairros como Distrito Industrial, Jardim Samambaia e Recreio São Judas têm sido alvo. A região do Cidade Aracy também conviveu dias seguidos com o problema, mas aparentemente, a situação foi normalizada – momentaneamente, pelo menos.
A publicitária Franceline Souza mora em um condomínio na região do Distrito e relatou que abriu mais de 10 protocolos na autarquia para questionar sobre a falta de água, mas recebe respostas diferentes sobre a origem do problema.
“Estavam falando de alta temperatura, mudaram o script e agora é aumento de consumo, mas como? Fazemos a mesma coisa de antes, onde está esse alto consumo agora? Isso sem falar que estão interrompendo tanto que a cada vez que volta, faz um barulho na torneira que parece que vai estourar”, disse.
VEJA TAMBÉM
Após passagem de frente fria, SP tem previsão para mais chuvas no fim de semana
Falta de água continua em bairros de São Carlos; Saae pede consumo consciente
Danilo Santana, síndico de um dos condomínios, relatou que mais de 3 mil pessoas estão sendo prejudicadas. “As pessoas chegam do seu serviço, cansadas, não tem direito ao básico, que é tomar um banho, fazer suas necessidades, poder fazer uma comida para se alimentar”.
Ele comenta que o crescimento da população na região precisaria de uma adequação em relação ao fornecimento, mas nada foi feito e a suspensão acaba atingindo ainda mais pessoas.
A enfermeira Lícia Araujo mora no Recreio São Judas Tadeu e relatou que chegou a ter o fornecimento interrompido por mais de 12 horas. “É uma falta de respeito, quando ligamos lá nunca sabem o que está acontecendo, dizem que não tem manutenção para a região”, disse.
RETORNO DO SAAE
Em nota, o Saae informou que os níveis de alguns reservatórios que abastecem a cidade estão em boa fase de recuperação de suas respectivas capacidades, mas “alguns sofreram queda acentuada, e fora do comum, por causa do alto e, em algumas regiões, exagerado consumo verificado desde o último fim de semana em função daquelas elevadas temperaturas”, disse.
A autarquia reforçou que tem executado operações com caminhões-pipa para ajudar no abastecimento onde a situação é mais crítica e afeta residências, prédios, condomínios e comércios.
“Além disso, o SAAE tem mobilizado suas equipes de controle de perdas para vistorias mais frequentes para descobrir vazamentos externos na rede, que possam ser responsáveis por parte deste desabastecimento. É importante que usuários façam essa vistoria em suas casas também”, informou.
O órgão finalizou informando que na região do Distrito Industrial o fornecimento deve ser retomado gradualmente na madrugada de sábado (30) e solicitando o uso “consciente e racional da água”.
LEIA MAIS
Receita paga último lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta