Moradores da região do Parque Sabará, no residencial Parque das Árvores, e da Vila Rancho Velho, no residencial Ana Paula, sentiram um tremor na edificação na noite desta quinta-feira (18).
O que aconteceu? Um forte terremoto de magnitude 7,3 atingiu a região próxima ao deserto no norte do Chile, perto da fronteira com Bolívia e Argentina, na noite desta quinta, perto das 23h. Segundo a Defesa Civil de São Paulo, esse fenômeno causou o tremor em São Carlos e em outras cidades do estado, mas afirmou que eles foram de baixa intensidade e com mínimos riscos de danos.
O sismo ocorreu em uma profundidade de 126 km. A Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP informou que o estado de São Paulo fica em uma bacia sedimentar que tende a amplificar ondas sísmicas.
A Defesa Civil de São Carlos acredita que, na cidade, o tremor pode ter atingido a escala entre 2.5 a 2.8 de magnitude, suficiente pro ser humano sentir,
O Corpo de Bombeiros foi avisado do ocorrido e visitou os locais. Não encontrou rachaduras ou algo perigoso em uma primeira vistoria. A Defesa Civil vai, nesta sexta-feira (19), avaliar os prédios.
A movimentação não é sentida por todos. Os especialistas explicam que a placa tectônica de basalto. que reverberou a movimentação, atinge os prédios elevados nos pisos superiores. Em resumo, quem está no alto tem a sensação de movimento e dá pra ver espelhos ou lustres tremerem.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.