Moradores e comerciantes de diferentes bairros de São Carlos têm enfrentado transtornos por conta dos furtos de fiação frequentes na cidade. Eles lidam com a insegurança constante.
Nesta semana, na Vila Prado, um restaurante precisou gastar com mão de obra de um eletricista e fios novos. É que quando os funcionários chegaram para trabalhar encontraram a porta de madeira que dá acesso ao quadro de energia arrombada e nada da fiação.
“Agora a gente fica preocupada. Será que vão voltar, vão mexer de novo? A gente tá seguro?“, questiona a comerciante, dona do estabelecimento, Suelene da Costa Santos.
Do outro lado da cidade, no Jardim Embaré, a mesma situação. Há algumas semanas, tudo começou em uma sorveteria que também teve a fiação furtada.
“Um susto grande. A gente ficou preocupado em perder os sorvetes. É a única coisa que a gente tem pra vender e, sem energia, o freezer não funciona“, lamentou a proprietária Nathália Munhoz.
Nas imagens das câmeras de segurança ela pode ver toda a ação do criminoso. Foram necessários apenas dois minutos para ele levar uma sacola repleta do material. Nathália conta que ele parou em frente ao local com uma bicicleta e uma sacola, por volta de 2h30, subiu no muro e levou todos os fios e o relógio.
Depois da sorveteria, outros comerciantes passaram pelo mesmos transtornos. Como medida para amenizar a situação, todos os quadros estão trancados com barras de ferro. Nos postes há concertinas na parte de cima para dificultar o acesso. Medidas que ajudaram a evitar um novo furto.
“Foi uma preocupação grande. Porque, até então, a gente estava pensando o que aconteceria se voltassem e fizessem tudo de novo. A gente demorou um pouco para colocar a grade, passamos esses dias acordando de madrugada e olhando a câmera o tempo todo“, desabafou Nathália.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que de janeiro até maio desse anos foram apreendidas mais de 20 toneladas de fios de cobre em todo o estado.
A Polícia Militar de São Carlos disse que prendeu, nesta segunda-feira (1º), um suspeito de praticar os furtos. A PM alertou para a importância de sempre se registrar o boletim de ocorrência.
“Nós só conseguimos direcionar o patrulhamento para determinada área com os registros policiais feitos pela população. Além disso, em qualquer situação de perigo entrar em contato com o 190. É dessa forma que podemos coibir os ator criminosos”, afirmou o tenente da PM Felipe Rodrigues.
(Com informações da EPTV)
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.