Ruas tomadas por buracos, lixo acumulado e mato alto em terrenos abandonados. A situação está fazendo com que os moradores da Vila Morumbi, em São Carlos (SP) se sintam esquecidos. A prefeitura diz que os problemas serão resolvidos na próxima semana. (Veja a nota abaixo)
Quem mora na Rua Inajá, que fica ao lado da linha do trem, enfrenta diversos problemas diariamente. Com a quantidade de buracos, os moradores dizem que chega a ser impossível transitar na rua.
O pedreiro Donato de Melo, de 62 anos, mora no local há 40 anos e convive com essa situação desde o início. Para ele, mais da metade dos problemas se tornam piores com os alagamentos que atingem a região a cada chuva.
“A gente espera por um recapeamento porque tapar buraco não resolve. Eu gostaria também que eles viessem aqui e resolvesse o problema da enchente, que o problema mais sério que acaba com o asfalto é a enchente. Fazendo esse muro, vai subir o nível de água das casas dos moradores. A gente espera uma providência”, comentou.
A dona de casa Elizabete Amaral, de 64 anos, diz que os moradores foram abandonados pela administração pública e pelo poder legislativo. “Parece que abandonaram e a gente não consegue arrumar. Eles vêm aqui e remendam, aí daqui um ano torna remendar, e está o mesmo problema que é difícil para resolver. Queremos que a prefeitura lembre que a gente existe porque nós estamos aqui desprezados”, disse.
Os buracos nas ruas são tantos que o catador de recicláveis Juvecino da Silva, de 55 anos, tem dificuldade para passar com o carrinho e efetuar seu serviço. “Tem uns sete anos que moro aqui e nunca vi eles taparem um buraco dessa rua. Colocaram o nome da rua errado, tinha que ser Rua dos Esquecidos, porque esqueceram do pessoal”, comentou.
O que diz a prefeitura
Em nota, a prefeitura informou que a Secretaria de Serviços Públicos precisou realocar o trabalho de tapa buracos por necessidade de atendimento prioritário.
No entanto, a administração ressaltou que fiscais farão a vistoria dos terrenos e, de acordo com o cronograma de limpeza, o serviço será efetuado durante a próxima semana.