Morreu na tarde de sexta-feira (18), aos 78 anos, Dom Paulo Sérgio Machado, Bispo Emérito da Diocese de São Carlos, que estava internado na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Patrocínio-MG. O velório está sendo realizado na Igreja Sant’Ana, em Coromandel-MG e o sepultamento será realizado às 17 horas deste sábado (19) no cemitério municipal de Coromandel.
De acordo com a família, Dom Paulo sofreu uma queda em casa, foi levado ao pronto atendimento da cidade de Coromandel-MG com um corte na cabeça e, com o agravamento do quadro, foi transferido para Patrocínio com pneumonia e insuficiência renal.
Por meio de nota, o bispo diocesano Dom Luiz Carlos Dias manifestou suas condolências ao irmão, Padre Sérgio Paulo, à sobrinha Cláudia e demais familiares.
TRAJETÓRIA
Dom Paulo Sérgio Machado nasceu em Patrocínio, em 22 de novembro de 1945. Foi ordenado presbítero em 8 de abril de 1972, por dom José Almeida Batista Pereira, até então, bispo de Guaxupé (MG). Exerceu seu ministério presbiteral na cidade de Coromandel por 17 anos.
Também foi professor de Latim na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em Patrocínio; professor de Teologia Fundamental no Seminário Menor Maria Imaculada, na cidade de Araxá; professor de Teologia Pastoral no Seminário Maior de Uberlândia; e também desempenhou o cargo de secretário da Educação no município de Coromandel.
Em 26 de julho de 1989, ele se tornou o segundo bispo diocesano de Ituiutaba. No seu aniversário de 61 anos, foi eleito bispo da diocese de São Carlos, cuja posse canônica deu-se em 25 de janeiro de 2007.
CONDOLÊNCIAS
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota de pesar pelo falecimento de Dom Paulo Sérgio Machado.
A nota diz: “Com profundo pesar, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressa profunda tristeza pelo falecimento de Dom Paulo Sérgio Machado, bispo emérito de São Carlos (SP). Sua vida e ministério foram marcados por uma dedicação exemplar à fé, à comunidade de São Carlos e ao serviço ao próximo.
Dom Paulo deixa-nos um legado de amor, sabedoria e compaixão que continuará a inspirar todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Recordamos que, em 2008, sua liderança foi fundamental na organização dos festejos pelos 100 anos da diocese de São Carlos, um marco que uniu e inspirou muitos. Seu legado de amor e serviço ficará eternamente gravado em nossos corações.
Que Deus conforte a todos que sentirão sua falta e que sua memória continue a iluminar nossos caminhos.”
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.