Motoristas de aplicativos de São Carlos (SP) realizam a partir das 9h desta quarta-feira (17) um drive-thru solidário para arrecadação de alimentos não perecíveis no Recinto do Varejão.
A ação solidária acontece simultaneamente em mais de 60 cidades em todo o país. A partir das 10h, os motoristas desligarão os aplicativos e estarão a postos para recebimento das doações.
O movimento ressalta que não haverá aglomeração, já que os motoristas não desembarcarão de seus veículos. As equipes estarão devidamente paramentadas em atendimento aos protocolos de segurança do Plano São Paulo.
O Recinto do Varejão fica no fim da Avenida Grécia, local em que geralmente são organizadas feiras livres dominicais. Os alimentos doados serão repassados ao Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta.
Manifestação adiada
A ação substitui a manifestação que seria realizada também nesta quarta-feira, pelo Movimento SOS Motoristas por Aplicativos, mas que precisou ser adiada em cumprimento judicial, uma vez que o município possui ação pública que impede a realização de qualquer manifesto durante a pandemia.
Na segunda-feira (15), o movimento encaminhou à imprensa uma carta aberta que apontava suas reivindicações. Entre elas estão o reajuste de valores pagos por quilômetros e minutos pelas plataformas, o direito constitucional de defesa antes de exclusão ou bloqueio e o respeito aos motoristas, uma vez que, segundo o movimento, as plataformas ofertam corridas aos clientes em valores inferiores ao de custo de operação.
Outro lado
Em nota, a Uber informou que foi impactada com a sazonalidade, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, que há menos passageiros em comparação com novembro e dezembro, e que isso está ainda mais acentuado por conta do aumento de restrições da pandemia de Covid-19.
A empresa também ressaltou que a taxa de Uber era fixa em 25%, mas que se tornou variável e que há confusão entre os motoristas por conta disso, mas que os parceiros ativos recebem semanalmente um compilado sobre seus ganhos.
Em relação ao preço dos combustíveis, a empresa informou que foge de seu controle, mas trabalha para ajudar os parceiros a reduzir gastos fixos.