Nesta semana, o Governo do Estado anunciou um mutirão de cirurgias para zerar as quilométricas filas de pacientes. Em São Carlos, com cerca de 7 mil esperando pelos procedimentos eletivos, a Santa Casa de Misericórdia deve começar as operações em julho.
Segundo o vice-diretor técnico da Santa Casa, Dr. Roberto Muniz Jr, desde o arrefecimento da pandemia de Covid-19 o hospital segue aumentando o número de cirurgias que normalmente realiza, e nos últimos três meses conseguiu aumentar 30% para atender a demanda regional.
Agora, o mutirão deve oferecer mais recursos para que a fila zere ainda mais rápido. “A gente vê com bastante felicidade porque vê que o governo está empenhando recursos para que a gente utilize na resolução dessa fila, de operar esses pacientes que estão aguardando há tanto tempo esse procedimento, e agora a gente senta e estuda essa proposta, para saber como a gente pode colaborar da melhor forma possível, absorvendo aquelas cirurgias que são mais importantes para a nossa região”, disse.
Muniz ressalta que a Portaria da ação já determina os prazos para início das cirurgias: para hospitais públicos a previsão é junho, mas para hospitais particulares e/ou filantrópicos, como o caso da Santa Casa, o prazo é em julho, após afirmação de contrato.
“Isso já vem se somar aos esforços que a gente tem feito junto com a prefeitura de São Carlos e a Câmara dos Vereadores, na obtenção de recursos e emendas para que a gente também inicie as cirurgias eletivas, e isso é mais uma força, mais um recurso para que a gente siga em frente resolvendo os problemas das pessoas”, contou.
Entenda a iniciativa
A estratégia tem duração prevista para quatro meses e contempla 54 cirurgias ofertadas no SUS em sete especialidades. São elas: aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominais, osteomolecular (ossos e músculos) e geniturinário (referente a órgãos genitais), glândulas endócrinas e nefrologia.
Com a iniciativa, todos os procedimentos realizados pela rede serão remunerados com o dobro da tabela SUS. Também haverá cirurgias extras na rede estadual e contratação de serviços privados. O objetivo é realizar mais de 538,1 mil cirurgias cadastradas na Central de Regulação (Cross).
Nesta sexta-feira (27), o governo estadual publicou o edital de chamamento para a contratação de serviços privados para o Mutirão, e a resolução que orienta os serviços públicos sobre o pagamento automático e em dobro para a realização de mais cirurgias no Estado.
O chamamento simplificado ficará aberto por 10 dias. Os serviços privados que aderirem vão receber o dobro do valor da tabela SUS, além de recursos para avaliações e exames pré-operatórios.
Os interessados poderão entregar as propostas nos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) das 17 regiões do estado. Os documentos para a habilitação e as informações também estão disponíveis no site www.saude.sp.gov.br.