São Carlos teve a madrugada mais fria do ano, com termômetros marcando 3,4°C por volta das 6h, com sensação térmica de apenas 1°C, segundo a Defesa Civil.
A sensação fria da madrugada foi impulsionada por fatores como a alta umidade relativa do ar e também pela brisa, que causa perda de calor, segundo o diretor da Defesa Civil de São Carlos.
“A umidade relativa estava por volta de 70%, o que intensifica a sensação de frio, e uma brisa leve que causa maior perda de calor nos ambientes”, explica.
Para melhorar a sensação, as pessoas devem recorrer a agasalhos, mas também devem se manter mais alimentadas, uma vez que o frio exige maior gasto calórico.
As famílias devem se manter atentas ao uso de aquecedores elétricos. Por terem uso intenso de energia elétrica, os equipamentos pedem rede mais robusta. Já aquecimento a carvão ou lenha devem ser evitados por risco de intoxicação. “Só em lareiras com chaminé”.
Geadas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de geada para a região de São Carlos, com risco potencial de perda de plantações. O aviso tem validade a partir da meia-noite de quinta-feira (1º).
E vem mais por aí
E para quem quer se ver livre do frio, os próximos dias traz uma notícia que pode não agradar tanto. Há mais uma frente fria vindo por aí, com chegada prevista para a terça-feira (6).