- Publicidade -
CotidianoNotificações de síndromes gripais disparam em São Carlos

Notificações de síndromes gripais disparam em São Carlos

Disseminação do vírus da gripe na cidade preocupa autoridades sanitárias; sintomas da influenza podem ser confundidos com os da Covid

- Publicidade -

Casos de síndromes gripais preocupam. (Foto: Divulgação/Prefeitura São Carlos)
Casos de síndromes gripais preocupam. (Foto: Divulgação/Prefeitura São Carlos)

São Carlos teve aumento no número de notificações de síndrome gripal e de casos positivos de influenza, o vírus causador da gripe.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde demonstrou preocupação com a situação epidemiológica na cidade, uma vez que houve aumento de casos de gripe em outras regiões paulistas e no Rio de Janeiro. Dados “mostram a elevação significativa nos últimos três meses em São Carlos”.

- Publicidade -

Balanço da secretaria mostra que as notificações dispararam nos últimos meses. Saíram de 1.586 em outubro para 2.103 em novembro, alta de 32,6%. Em setembro, até ontem (14), foram reportados 1.153 suspeitas.

O número de casos também subiu. Passou de 92, em outubro, para 132, em novembro. Em dezembro, em duas semanas, foram 84 casos positivos para influenza.

Até setembro, data da última divulgação dos resultados da Campanha de Vacinação contra a Gripe, São Carlos tinha atingido 62,4% do público-alvo.

Já a vacinação contra a Covid-19 tem atraído mais a população, mas o alto número de pessoas que deixaram de tomar a segunda ou a terceira dose do imunizante preocupa as autoridades sanitárias da cidade. Nesta quarta (15), há 28 mil faltosos, metade composta por atrasados em receber a Astrazeneca. Importante contingente é de pessoas com idade entre 60 a 69 anos.

“As autoridades em saúde do município suspeitam, embora não haja nenhum levantamento técnico nesse sentido, que esse aumento pode incluir pessoas que estão em falta com o calendário da vacina contra a Covid, com a primeira, a segunda e a terceira dose chamada de dose de reforço”, afirma a nota.

- Publicidade -

Até agora, São Carlos já aplicou 465.866 vacinas. 220.038 da primeira dose, o que equivale a 86,46% da população; 201.124 da segunda dose, o equivalente a 79,03% da população; e 44.704 da dose adicional, 17,56% dos moradores de São Carlos.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -