As forças de segurança pública de São Carlos tiveram avanços nos números de prisões em flagrante nos cinco primeiros meses de 2023. Entre janeiro e maio, foram contabilizadas 238 pessoas presas em flagrante, ante 213 somados no mesmo período do ano passado, alta de 11,7%.
Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública e foram divulgados na segunda-feira (27).
VEJA TAMBÉM
Homem é flagrado furtando em loja de pisos na Vila Lutfala em São Carlos
Mulher morre após ser prensada por trator em fazenda no distrito de Santa Eudóxia
O município também viu o número de menores apreendidos em flagrante crescer. Foram 41 apreensões do tipo, contra 25 contados no ano passado, em alta de 64%.
As execuções de mandados de prisão registraram recuo. Até maio, as forças de segurança haviam cumprido 113 ordens, ante 143 no mesmo período do ano passado.
O município contabilizou 37 apreensões de arma de fogo neste ano, número que iguala indicador do ano passado. Já as ocorrências de porte de arma tiveram redução de 80%, para apenas três casos em 2023.
TRÁFICO CRESCE
Balanço da SSP mostra, ainda, que as ocorrências relacionadas ao tráfico, porte e apreensões de drogas ficaram mais frequentes em 2023.
As ocorrências de tráfico aumentaram em 111%, para 112 casos entre janeiro e maio deste ano. Em 2022, até maio, foram somados 53 casos.
As forças somaram 18 casos de porte de entorpecentes, ante 13 registrados no ano passado, em crescimento de pouco mais de 38%. As apreensões de entorpecentes também tiveram aumento, da ordem de 13%, para 41 casos neste ano.
RECUPERAÇÃO DE VEÍCULOS CRESCE
Os trabalhos de recuperação de veículos furtados ou roubados na cidade tiveram mais eficácia em 2023. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, foram 195 veículos recuperados, ante 139 no acumulado do ano passado até maio.
Por outro lado, São Carlos somou 222 casos de roubos e furtos de veículos neste ano, ante 261 casos no ano passado.
AUMENTOS EM MAIO
No comparativo mensal, maio foi o mês em que mais foram realizadas prisões em flagrante, 60 no total, e mais casos de tráfico de entorpecentes, 26 na soma, em 2023.
O mês também foi o de maior número de inquéritos policiais instaurados, 174 na soma. O indicador anual soma 756 investigações abertas neste ano, redução de 1,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.
LEIA MAIS
Bolsonaro pode ficar inelegível? Veja a ordem dos votos