As obras do piscinão (reservatório de amortecimento de cheias) e do sistema de microdrenagem de águas na Travessa 8 da Vila Prado, em São Carlos, estão 50% executadas, segundo a prefeitura municipal.
O investimento é de R$ 2.593.807,19 com recursos do próprio município. O piscinão da Travessa 8 quando finalizado vai ter 222 metros de comprimento, 45 metros de largura e 4,2 metros de profundidade. A capacidade de retenção vai chegar a 45.000 m3 de águas pluviais.
Segundo a prefeitura, o piscinão vai reter o excesso de água evitando que forme uma cachoeira no paredão da rua Joaquim de Evangelista de Toledo e no pontilhão da Travessa 8. “Todas as obras que a Prefeitura está fazendo vão amenizar as consequências das enchentes, inclusive a pavimentação e drenagem do Parque São José”, afirmou o secretário de Serviços Públicos Mariel Olmo.
O objetivo da administração é diminuir os impactos das enchentes, e para isso estão buscando ajuda da iniciativa privada. Apensar de metade da obra estar construída, a prefeitura alega que os trabalhos deveriam estar adiantados. O prazo para finalização não foi divulgado.
Com a finalização da obra, o piscinão vai acumular o excesso da água da chuva captada em boa parte da Vila Prado e da Vila Pelicano, evitando que chegue no bairro Lagoa Serena, aliviando também, o volume de água no Centro da cidade por meio do córrego do Simeão.