Na maioria das vezes, o tempo seco e as altas temperaturas aparecem acompanhados de cansaço e danos à saúde. Nestes dias de dezembro, São Carlos (SP) tem vivido uma maré de baixa umidade do ar e tempo abafado mesmo com chuvas rápidas atingindo alguns bairros.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade não registrou umidade mais alta que 76% nos últimos sete dias. Em relação à temperatura, a média está na faixa dos 23ºC.
Para os próximos dias, segundo o Climatempo, praticamente não existe chance de chuva e a temperatura pode chegar a 32ºC, situação que acende o alerta para cuidados com a saúde e o bem-estar.
De acordo com a infectologista Ana Rachel de Senni Rodrigues, esse tempo pode levar a um estado de mal-estar geral, como cansaço excessivo, tontura, dor de cabeça e alterações nas mucosas. Olhos lacrimejando ou vermelhos também são um sinal.
“Isso ocorre por conta dessa dificuldade do organismo no controle da temperatura corporal, uma desidratação por sudorese excessiva, e para amenizar esses sintomas decorrentes da baixa umidade e das altas temperaturas, o recomendado é aumentar a ingesta líquida, respeitar a orientação do Ministério da Saúde e da OMS de 2 a 2,5 litros de água, aumentar a ingestão de frutas, alimentação mais leve, evitar exercícios nos horários de maior temperatura, usar roupas leves, manter os ambientes limpos e arejados, utilizar toalhas molhadas para melhorar o conforto”, explicou.
A médica salienta que a situação pode até chegar a se agravar pela falta de hidratação, sendo fatal principalmente em crianças e idosos pela importante perda de líquidos e sais minerais. A hipertermia, quando o corpo fica em uma temperatura mais elevada que o normal, também é um risco. “A água representa 70% da nossa composição corporal. Perdas acima de 5% dessa quantidade de água corporal caracteriza a desidratação e iniciam alguns sintomas”, disse.
Por isso, é importante ficar alerta em relação aos sintomas e reforçar a hidratação. “Os principais são sede, boca seca, urina mais escura, diminuição do volume da urina, cansaço, olhos fundos, perda da elasticidade da pele. […] Sangramentos dessas mucosas, principalmente a nasal, devem ocorrer. Nos olhos pode provocar conjuntivite por ressecamento e na pele pode ter tendência a processos alérgicos, pelo suor excessivo ou piora daqueles quadros alérgicos de pessoas que já tem uma patologia resistente”, completou.