Começa nesta quinta-feira (14) a primeira onda de calor de dezembro, com máximas que podem chegar a 39ºC na região de São Carlos. A previsão é que esse calor intenso permaneça até o final de semana, pelo menos, e com pouquíssima chuva prevista.
De acordo com os meteorologistas, a onda de calor está sendo gerada por um sistema de alta pressão atmosférica que começa a se intensificar sobre o interior do país reduzindo a umidade, a nebulosidade e as condições para chuva em várias regiões.
Neste momento de extremo calor, uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul, mas começa a se afastar para o oceano nesta quinta e o ar frio não consegue avançar sobre a região Sul.
Na região central, a onda de calor fica ainda mais ‘preocupante’ porque não há previsão de chuva expressiva, sendo assim, os níveis de umidade do ar devem ficar entre 21% e 30% ao longo do dia, mantendo o ar bem seco.
Neste momento, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) inseriu a maior parte do país no alerta de perigo em relação a onda de calor. O órgão salienta que a onda é caracterizada quando a temperatura fica 5ºC ou mais acima da média por um período de três a cinco dias.
PREVISÃO PARA OS DIAS DE ONDA DE CALOR
Pela região central, Descalvado promete ser a cidade com as temperaturas máximas mais altas durante essa onda, podendo chegar a 39ºC, segundo a Climatempo. As demais cidades oscilam entre 36ºC e 37ºC – incluindo São Carlos.
A previsão é que a temperatura tenha um aumento gradativo até domingo. Nesta quinta-feira (14) deve ficar mais quente que ontem, e o pico de temperatura está previsto para domingo.
De modo geral, os dias devem ser de sol com algumas nuvens durante a manhã e noites de céu aberto. Há previsão de pouca chuva na sexta e no domingo – entre 4 mm e 10 mm, aquela chuva isolada e rápida.