Operação da Guarda Civil Municipal (GCM) para inibir furtos de artefatos de cobre e bronze resultaram na prisão de um suspeito e recuperação de peças furtadas de um cemitério.
A ação foi realizada na noite de quarta-feira (9). As equipes da GCM realizaram abordagens em 25 pessoas na Praça Independência e na região do Terminal Rodoviário. Na sequência mantiveram o patrulhamento preventivo focado nesses locais e por volta da 1 h avistaram um indivíduo que ao perceber a viatura fugiu abandonando uma sacola com várias peças de bronze furtadas de túmulos.
No decorrer da operação a Central de Monitoramento percebeu uma movimentação suspeita pelas câmeras instaladas na avenida São Carlos, localizando uma pessoa em cima de uma árvore cortando a fiação do poste de energia elétrica próximo ao muro do cemitério, porém o indivíduo saiu em fuga. Com as características da pessoa a equipe localizou o suspeito que desobedeceu a ordem de parada, porém mesmo oferecendo resistência a ação dos agentes, foi detido e levado ao plantão policial.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, as operações foram definidas durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e vão continuar sendo realizadas. “Diariamente estamos fazendo rondas nesses locais e ontem realizamos uma operação especial. Com esse trabalho e a instalação de mais câmeras no interior do cemitério, acreditamos que esse tipo de furto vai diminuir bastante”.
O comandante da Guarda Municipal, Michel Yabuki, acompanhou a operação. “Realizamos patrulhamentos preventivos para inibir os furtos nessa região e continuaremos a realizar esse tipo de serviço para coibir esses ilícitos”, finaliza o comandante.
Todas as peças recuperadas foram devolvidas a administração do Cemitério Nossa Senhora do Carmo.