No Dia Internacional dos Direitos Humanos , encontro virtual em São Carlos discute a importância do estatuto nos momentos de hoje.
O painel “Direitos Humanos: Soma Transformadora” será realizado às 20h30 desta sexta (10), data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 73 anos.
O evento será transmitido via internet pela página do Instituto Angelim no Facebook. Participam da organização, além do instituto, o Fórum de Direitos Humanos de São Carlos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Academia Paulista de Direito.
Participam da discussão Alfredo Attié, desembargador e presidente da Academia Paulista de Direito, Humberto Adami Santos Júnior, presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra, Márcia Rocha, primeira conselheira trans da OAB-SP, Roberta Freitas Attié, diretora executiva do Centro Internacional da Paz.
A mediadora do encontro, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-São Carlos, Sara Bononi, explica como será o evento.
“Nos unimos para fazer um painel para expor o que é esse grande leque chamado direitos humanos, que é feito, sobretudo, de personagens e instituições que somados instrumentalizam individuos e coletivos, cada qual com suas cores e diversidades, para construir a real democracia, que se dá pela diversidade, cumprindo então o principio da igualdade”, afirma.
A discussão sobre direitos humanos “vai contra a maré”, por vezes, salienta a advogada, mas é fruto de uma construção social que vem da Revolução Francesa, ocasião em que foi proclamada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
A participação do painel é livre e gratuita.