Pais e responsáveis por crianças que frequentam creches municipais de São Carlos têm denunciado a precariedade na infraestrutura e problemas na alimentação oferecida nas unidades.
As reclamações são dos Cemeis Osmar Stanley e Amélia Botta, imagens enviadas por telespectadores mostram um grande buraco na lateral do prédio e um vazamento de água — problema que, segundo a direção, foi comunicado à Secretaria de Educação há cerca de duas semanas. O vazamento foi contido nesta segunda-feira (07), mas o buraco permanece aberto.
A direção da creche e os pais afirmam que diversos pedidos de reparos já foram encaminhados, inclusive por meio de um abaixo-assinado, mas até o momento nenhuma providência foi tomada. Uma reforma chegou a ser iniciada em julho, com parte da pintura concluída, porém as obras foram interrompidas. A unidade atende mais de 200 crianças.
Além da estrutura precária, famílias relatam falhas na alimentação. “Até a alimentação deles estava faltando. A gente foi chamada para uma reunião, onde informaram que a diretora estava comprando a comida das crianças porque estava faltando”, contou a aposentada Ivani Galdino, em uma entrevista para a EPTV.
O mecânico Marcos Bonetti, pai de uma das alunas, também demonstrou preocupação. “A situação da escola é precária na parte de infraestrutura. A quadra está em condições ruins, é um risco para as crianças. Minha filha frequenta a creche há três anos e sempre teve esses problemas”, afirmou.
A aposentada Maria Neuza da Silva reforçou a insegurança das famílias: “Tem muitos problemas, a gente fica preocupada.”
A situação não é isolada. No Cemei Professora Amélia Meirelles Bota, pais relatam que os forros das salas estão quebrados e com buracos, o que causa alagamentos quando chove. Segundo eles, as denúncias vêm sendo feitas há anos, sem retorno efetivo.
Nota da Prefeitura
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos informou que, no caso do Cemei Osmar Stanley, a substituição da caixa d’água de amianto está em processo de compra. Outras melhorias estruturais serão programadas conforme a disponibilidade orçamentária.
A pasta também afirmou que a pintura externa já foi concluída e que a interna ainda está em andamento. Além disso, foram realizados serviços de serralheria e a troca de calhas.
Em relação a alimentação, a prefeitura afirma que isso não procede.
Com relação ao Cemei Amélia Botta, a Secretaria informou que o forro já foi consertado.
*Com informações da EPTV
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.