A Paróquia Santa Rita de Cássia, em São Carlos (SP), foi interditada pela fiscalização por descumprimento do decreto municipal que proíbe celebrações presenciais durante a fase emergencial.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (29) no relatório da força-tarefa realizada nesta última semana, de 22 a 28 de março. Segundo o decreto, a igreja deve permanecer aberta apenas para atendimento individual.
Em nota, a Diocese de São Carlos informou que a interdição foi em decorrência do descumprimento do decreto e ausência de documentos de regularização do local, mas que a documentação já está em processo de aprovação e deverá sair nos próximos dias.
Fiscalização interdita cinco estabelecimentos e autua dez em São Carlos
Força-tarefa notifica festa em república e autua estabelecimentos em São Carlos
Com a aprovação, a igreja deve retomar suas atividades, considerando as exigências sanitárias do município. Para essa semana, devem ser realizadas apenas missas com transmissão ao vivo, sem a presença de fieis.
A entidade também reafirmou sua posição de enfrentamento à Covid-19, no intuito de salvar e preservar a vida em todas as suas instâncias, ressaltando que ainda que há um decreto diocesano que pede aos fiéis e aos padres que respeitem os protocolos e decretos sanitários municipais. Os que agirem em desacordo estão cientes da responsabilidade que assumem.
Semana Santa
A igreja católica iniciou no último domingo (28) as celebrações da Semana Santa de 2021. Dada a sua importância na vida do cristão, a Diocese elaborou uma série de orientações para que as igrejas e os fieis vivam esse período.