A praça de pedágio da Eixo SP da Rodovia Washington Luís (SP-310), em Itirapina (SP), passa a contar desde segunda-feira (25) com sistema de fiscalização de velocidade, nas pistas mistas e automáticas de cobrança.
Os equipamentos autuam veículos que excedem a velocidade regulamentada nos perímetros das praças de arrecadação, de 40 km/h.
A instalação das lombadas eletrônicas é uma exigência do contrato de concessão firmado com o Governo do Estado, sob fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), e tem foco na segurança dos condutores que utilizam esse sistema de pagamento e também dos colaboradores que atuam nas praças de pedágios.
O superintendente de operações da concessionária, Rogério Rodrigues, explica que a concessionária não atua na fiscalização ou aplicação de multas. “Neste caso está previsto no contrato de concessão que a concessionária instale e mantenha em condições de operação os equipamentos pertinentes. Já a autuação do condutor e gestão das multas é de responsabilidade do DER”, informa.
*Correção: O ACidade ON errou ao informar que praça de Rio Claro passou a contar com o sistema no dia 25. Nesta data teve início a operação apenas das lombadas da praça de Itirapina. Em Rio Claro, a fiscalização ocorre desde o início de outubro, como informamos anteriormente.