
Uma das vencedoras do programa Para Mulheres na Ciência, da Fundação L’Oréal e da Unesco, a pesquisadora e professora Daiane Aparecida Zuanetti, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), recebeu o prêmio ontem (30) no Rio de Janeiro.
Em cerimônia realizada na sede brasileira da companhia francesa, Daiane comemorou a premiação. Ela foi vencedora da categoria Matemática, com um projeto que propõe o uso de métodos estatísticos eficazes e eficientes para descrever tendências e fazer previsões a partir de análises de sequências de RNA.
“É um prêmio bastante concorrido e ao mesmo tempo extremamente feliz, porque é uma questão de valorização mesmo do trabalho”, opina.
A cientista natural de Porto Ferreira ressalta que o Para Mulheres na Ciência é uma motivação para que meninas e garotas ingressem na carreira científica.
Os estudos de Daiane continuam e os R$ 50 mil em prêmio recebidos pela pesquisadora serão investidos na compra de computadores de alta capacidade de processamento.
“Então grande parte da bolsa será investida na compra de computadores, assim como em eventos para divulgação dos trabalhos, visita a parceiros no Brasil e também no exterior”, completa.
Participação feminina em discussão
Além de prestigiar mulheres pesquisadoras de todo o país, o prêmio serve para dar mais destaques aos trabalhos conduzidos por elas em um ambiente com predomínio masculino. “É um ponto que precisa ser ainda bastante incentivado, principalmente nas ciências matemáticas, que é a categoria que fui premiada”.
“E ter uma pessoa na área de estatística é um incentivo para que mulheres, principalmente as mais jovens, enxerguem a importância do assunto, se incentivem e se motivem a participar disso”, finaliza.
VEJA TAMBÉM
MEC decide desbloquear verba congelada há 3 dias e UFSCar pode “salvar” R$ 311 mil