A Polícia Militar (PM) prendeu, na tarde desta segunda-feira (25), um suspeito de diversos furtos de fios de cobre na região do Santa Felícia, em São Carlos. Com ele foram encontradas ferramentas que possivelmente eram usadas na prática de crime.
A identificação do suspeito se deu por meio de gravação de circuito de câmeras de monitoramento de uma das residências. Nela, um homem é visto mexendo em um medidor de luz, em seguida, sobre no telhado da casa para furtar a fiação.
Segundo o comandante da 1ª Companhia do 38º Batalhão da PM, capitão Renato Gonzalez, a remoção da fiação do poste de luz é a primeira parte do furto. Na sequência e com a certeza de não haver gente dentro da casa, o suspeito invade a residência e furta todos os fios de cobre.
O capitão afirmou que a colaboração de moradores participantes do programa Vizinhança Solidária ajudou na identificação do suspeito. Ele é apontado como sendo o responsável por outros furtos de fiação no Santa Felícia.
“Diante da divulgação das imagens nos grupos de Vizinhança Solidária, conseguimos localizar o indivíduo, mas os fios não foram encontrados”. “O suspeito estava andando pela via pública e com base nas características que vimos no vídeo pudemos fazer a identificação do suspeito”, comenta.
“Isso causa um grande prejuízo para as vítimas, comércio, porque acabam furtando fios de comércios com grande quantidade de alimentos guardados em geladeiras e freezer e causam um grande prejuízo”, finaliza.
Ações contra receptadores
Segundo o comandante, as forças policias de São Carlos, como a PM e a Guarda Civil Municipal, estão atentas aos locais de possível receptação dos fios furtados. Alguns estabelecimentos de ferro-velho recebem esses fios sem se preocupar com a procedência. Os comércios estão sendo alvos de diversas operações para coibir a prática. “A receptação vale para qualquer produto, como celulares, televisores, entre outras coisas, a pena é a mesma para quem está praticando o crime”, explica.