- Publicidade -
CotidianoPMs salvam bebê de 6 meses engasgado com papinha na região; veja vídeo

PMs salvam bebê de 6 meses engasgado com papinha na região; veja vídeo

Mãe da criança disse que tentou desengasgá-lo por 15 minutos, mas não conseguiu

- Publicidade -

Policiais militares de São José do Rio Pardo, na região central, salvaram um bebê de 6 meses que estava engasgado. O caso aconteceu na quarta-feira (20), no bairro Dionísio Guedes Barretto. (Assista ao vídeo abaixo)

O caso aconteceu na Rua João Palópoli. A mãe contou que o menino engasgou quando comia papinha de macarrão. Ela tentou por cerca 15 minutos desengasgar a criança, mas não conseguiu e chamou a PM.

- Publicidade -

Os policiais chegaram ao local e usaram uma técnica de primeiros socorros para desengasgar o bebê. Ele voltou a respirar e chorou, sendo socorrido para o Pronto-Socorro, onde passou por atendimento médico. O menino passa bem.

Assista ao vídeo:

Créditos do vídeo: Gui Burguer/De olho em São José

Manobra de Heimlich

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que pode ser feita por qualquer pessoa treinada, independentemente de ser ou não um profissional de saúde. Pais e cuidadores devem ter conhecimento para executá-la corretamente.

- Publicidade -

O atendimento à obstrução de vias aéreas e consequente asfixia é um procedimento de urgência, onde profissionais de saúde buscam reestabelecer a via aérea do paciente com a maior rapidez e eficácia possíveis, de acordo com cada caso específico.

Quando a aspiração do objeto é total, a criança não consegue esboçar qualquer som, além de apresentar outros sinais, como falta de ar e lábios arroxeados. Nesses casos, deve-se proceder da seguinte maneira:

  • Maiores de um ano: manobra de Heimlich, que consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás até que o corpo estranho seja deslocado da via aérea para a boca e expelido.
  • Menores de um ano: 5 batidas com a mão na região das costas, a criança com a cabeça virada para baixo, seguida de 5 compressões na frente até que o corpo estranho seja expelido ou a criança volte a responder e reagir.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -