- Publicidade -
CotidianoPolícia Ambiental recupera 39 aves em cativeiro em São Carlos

Polícia Ambiental recupera 39 aves em cativeiro em São Carlos

Um dos proprietários alegou que mantinha as aves nas gaiolas por hobby; três pessoas foram autuadas

- Publicidade -

Polícia Ambiental recupera 39 aves em cativeiro em São Carlos. Foto: Divulgação
Polícia Ambiental recupera 39 aves em cativeiro em São Carlos. Foto: Divulgação

A Polícia Militar Ambiental recuperou 39 aves que estavam sendo mantidas irregularmente em cativeiro em São Carlos. A ação, que faz parte da Operação Gaia, aconteceu na terça-feira (10). Três pessoas foram autuadas. (Veja fotos) 

- Publicidade -

Na primeira ocorrência, foram encontradas duas maritacas em cativeiro. Questionado, o proprietário relatou que ganhou as aves quando ainda eram filhotes e desconhecia da irregularidade. 

Na segunda ação, as equipes estavam em patrulhamento e flagraram outras 37 aves nativas também em cativeiro. O proprietário disse que capturou as aves em uma propriedade rural próximo a sua casa e que as mantinham e gaiola “por hobby”. 

Já na terceira, as equipes flagraram mais duas aves sendo mantidas em cativeiro. Neste caso, o proprietário apenas disse ter as adquirido de uma pessoa, mas não apontou quem seria. 

Os três proprietários foram autuados com base no Artigo 25 da Resolução Sima e Artigo 29 da Lei Federal 9.605/98. Todas as aves, com exceção das duas maritacas, foram reintroduzidas em seu habitat natural.  

- Publicidade -

Sobre a operação
A Operação Gaia foi realizada nos dias 9, 10 e 11 de maio, em comemoração ao aniversário do 4º Batalhão da Polícia Ambiental. O objetivo é fiscalizar denúncias de possíveis crimes contra a fauna e a flora nas regiões de Ribeirão Preto, São Carlos e Araraquara. 

Ao todo, aproximadamente 20 municípios da região tiveram as áreas rurais fiscalizadas e também foram cumpridos mandados de busca e apreensão com foco em infratores de caça e pesca.  

Hoje (11), as equipes realizaram a soltura das aves objeto de infrações ambientais em asilos ou casa de crianças carentes.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -